TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem De Processos

Artigos Científicos: Modelagem De Processos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Modelagem de Processos

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Luiz Alfredo Soares Garcindo

Nome do aluno: Sandro Ribeiro dos Santos

Data: 13/09/2013

1. Penkal (2010) define que a intimidade de vendas com os clientes é básica para a obtenção de melhores e duradouros resultados. O processo de vendas deverá ser ampliado do simples tirar pedidos para um maior envolvimento com o serviço prestado, onde a qualidade não será uma atividade meramente da área produtiva mas sim de todos os que mantêm contato com o cliente. Para isso e de um modo geral, as atividades do processo de vendas deverão privilegiar a retenção do cliente, praticando-se um constante contato para seu melhor entendimento e planejamento de sua conta para um resultado de longo prazo. Para o processo de vendas não é mais possível imaginar alcançar os objetivos do fechamento de negócio, deixando para o momento da venda tudo o que for necessário para a sua concretização.

PENKAL, H. H. Processo de Venda. Disponível em: (http://www.artigonal.com/vendas-artigos/processo-de-venda-570411.html). Acesso em: 10/02/2010.

Em relação ao processo de vendas, interprete o fluxograma de pedido de vendas ilustrado a seguir e descreva-o em um texto dissertativo de 10 a 15 linhas. (3,0 pontos)

Disponível em: DINIZ, Anderson Gomes; SANTOS, Flavio Costa dos; COSTA, R. M. E. M. Um Ambiente Virtual para a Simulação de Processos de Negócios. In: IX Taller Internacional de Software Educativo-TISE 2004, Santiago. Memorias del IX Taller Internacional de Software Educativo. Santiago: Universidad de Chile, pp. 13-18, 2004.

O cliente solicita uma cotação de um produto ao Call Center. Este orça o produto e envia a cotação ao cliente. O cliente aceita a cotação. O Call Center envia um pedido de venda para análise de crédito. Após a liberação do crédito, este setor encaminha ao Setor de Estoque para verificação do produto. Após confirmar o produto, é liberado para o Setor de Faturamento. O Setor de Faturamento gera a fatura e envia para o cliente; encaminha uma ordem de baixa ao Setor de Estoque e gera um título ao Setor de Contas a receber. O Setor de Contas a Receber gera o movimento ao Setor de Movimento de Títulos que por sua vez encaminha o movimento ao Banco. O cliente efetua o pagamento do boleto, o Banco recebe o boleto, gera o retorno do movimento ao Setor de Movimento de Títulos que ao recebê-lo o encaminha de volta ao Setor de Contas a Receber que da baixa no referido título.

2. Araujo (2001) comenta que por dificuldades de tradução, a palavra inglesa departamentation ou departamentalization passou a significar departamentalização, confundindo o leitor com as frações organizacionais rotuladas de departamentos. Departamentalizar não é criar departamentos, e sim criar unidades, frações organizacionais. Essas unidades podem ser divisões, gerências, assessorias, conselhos e departamentos organizacionais. Departamentalização é uma forma sistemática de agrupar atividades em frações organizacionais definidas seguindo um dado critério, visando à melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.

ARAUJO, L. C. Organização, Sistemas e Métodos e as Modernas Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

A partir do conhecimento adquirido sobre departamentalização, analise a descrição a seguir, baseada em observações realizadas em empresas, e desenhe o organograma da organização fictícia "Grupo Associado Amadeus - GAMADEUS" num aplicativo gráfico. (4,0 pontos)

Para atender as demandas do negócio, a organização GAMADEUS tem implantado as Centrais de Negócio (CENE), de Serviços de Tecnologia de Informação (CSTI) e de Relacionamento com os Fornecedores (CRFOR).

A CENE está formada pelas Unidades de Vendas e Consultoria (UVECON), de Relacionamento e Marketing (UREMA) e de Inovação de Processos de Negócio (UIPRONE).

O UIPRONE está constituído pelos Setores de Melhoria dos Processos (SEMEPRO), de Automatização Integrada (SEAUTIN) e de Escritório de Processos (SESCPRO).

As Seções de Gestão por Processos (SEDEPORPRO), de Gestão de Processos (SEGEDEPRO), e de Maturidade de Processos (SEMAPRO), definem o SESCPRO.

O CRFOR encontra-se definida pelas Unidades de Controle da Qualidade (UCONQUA), de Análise de Cotações (UADECOT) e de Logística (UDELOG).

As Seções de Transporte Nacional (SETRANA), de Transporte Internacional (SETRAINT) e de Roteirização (SEROTER), definem a UDELOG.

A CSTI encontra-se constituída pelas Unidades de Atendimento (UATI), de Suporte (USUTI) e de Serviços (USETI).

A USETI está formada pelos Setores de Desenvolvimento de Sistemas (SEDESIS), de Manutenção de Plataformas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com