TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM PROCESSO DE NEGÓCIOS PARA A SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Tese: A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM PROCESSO DE NEGÓCIOS PARA A SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Tese  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 6

A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM PROCESSO DE NEGÓCIOS PARA A SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Adriana Cardoso Roberto

Prof. Richard Salvalaggio Schmitz

Universidade do Sul de Santa Catarina

“Fundamentos em Business Process Management”

17/03/2013

RESUMO

A gestão de processos de negócios é nos dias atuais essencial para manter e garantir o crescimento das organizações. Neste contexto é importante a valorização das relações humanas e do planejamento dos processos organizações.

Palavras-chave: Processos, Gestão de Negócios, Modelagem de Processos

INTRODUÇÃO

Ao longo da história das organizações ocorrem diversas melhorias provocadas pelo desenvolvimento e pesquisa nas áreas humanas, exatas e biológicas. A maioria dos estudos e inovações tem sua origem na observação dos processos do dia a dia das tarefas operacionais das organizações. As organizações são fundadas, constituídas, gerenciadas e operacionalizadas por pessoas que assumem de acordo com suas competências um papel, ou seja, uma responsabilidade importante e essencial na comunidade organizacional para a concretização da missão, visão, objetivos e atividades operacionais para a produção de bens de consumo ou de serviços. Assim sendo, “a prosperidade é uma aspiração natural das pessoas, dos grupos e das organizações” (MARANHÃO e MACIEIRA 2004).

O ambiente de convivência organizacional sofre transformações consideráveis em cada avanço de novas gerações de pessoas e de tecnologias que se integram nestes ambientes profissionais. De acordo com a Teoria Clássica da Administração postulada por Henri Fayol (CHIAVENATO 1993) as organizações podem ser divididas em seis funções estratégicas que permitem a gestão da estrutura organizacional. A estas funções organizacionais aplica-se segundo Fayol (1916) 14 princípios fundamentais que possibilitam condições gerenciais as lideranças de promover o desenvolvimento da organização. Os estudos de Fayol complementam as concepções do pensamento de Taylor sobre a Administração Científica (MAXIMIANO 2000).

A origem dos estudos científicos com Taylor e Fayol sobre as organizações tiverem como base a relação entre as pessoas e o papel profissional que cada uma desempenhava na execução de suas tarefas cotidianas no processo produtivo. As relações humanas com estes ambientes de convivência profissional começou a ter relevância a partir dos estudos da Experiência de Hawthorn realizada por Elton Mayo (CHIAVENATO 1993) sobre a rotatividade e a fadiga do trabalho provocado pela execução de sua rotina de tarefas e as condições de trabalho na organização. A partir dos estudos de Mayo as organizações têm concentrado esforços no aprimoramento das relações humanas e dos processos produtivos de seus negócios para garantir melhorias na sua execução e nos seus resultados operacionais.

No complexo ambiente das organizações diversos sistemas vivos (BERTALANFFY 2009) interagem recursos (naturais, humanos e econômicos) para manter funcionalidade das operações dos processos organizacionais, assim como, para garantir que as partes se somem na convergência de resultados sustentáveis à organização. Os progressos da operacionalidade destes processos potencializaram-se nas últimas décadas com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. A sistematização dos processos de negócios de uma organização é essencial, pois permite que suas atividades se realizem e sejam coordenadas para que os objetivos do negócio alcancem os resultados previstos e forneçam informações para o seu aprimoramento contínuo. Os produtos e os serviços produzidos pelos processos da organização significam a transformação dos recursos disponíveis pela organização, e consistem a sua cadeia de negócios. Segundo Baldam e outros (apud ROCHA e DÁVALOS 2011, 20) “um processo é um encadeamento de atividade executadas dentro de uma companhia ou organização, que transforma entradas em saídas”.

Entranto, há diversos desafios quanto ao planejamento, execução, acompanhamento e avaliação da concepção a implantação de um processo de negócios. Este fato revela a existência de problemas e oportunidades que justificam a importância na modelagem dos processos de negócios precisam receber foco para a construção e desenvolvimente de organizações mais sustentáveis.

DESENVOLVIMENTO

O ambiente organizacional contemporâneo está sob uma constante mudança transformação provocado pelo avanço das tecnologias de informações e comunicações. Tais avanços tecnológicos permitiram o acesso cada vez mais rápido a informações essenciais a tomada de decisão de clientes, concorrentes, fornecedores e colaboradores. O fluxo de entrada e saída de recursos e informações nas organizações vem modificando a maneira como os negócios são realizados do mercado globalizado. Os processos de negócios das organizações tornam-se complexo a medida que começam a expandir suas operações.

Em meio a esta jornada de mudanças e desafios constante na gestão das organizações, as estruturas clássicas baseadas na hierarquia e na departamentalização funcional oferecem poucas alternativas para aliviar a pressão que o modelo de negócios do século XXI exige das lideranças e dos seus liderados. A liderança está diante diversos desafios constantes e emergentes com que defrontam nas relações com os colaboradores. Os temas que envolvem os conflitos não são fáceis de definição e tampouco cabe a resolução em uma estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com