TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Matemática Finanças

Por:   •  27/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 13

MODELAGEM MATEMÁTICA EM FINANÇAS

João Gabriel Brandini

Jonatas Vinícius dos Santos

Letícia Suelen da Silva

Mariana Spinelli Simões

Murillo Henrique Limone Roma

Centro Universitário do Sagrado Coração, Bauru, Brasil.

Resumo – O intuito deste trabalho é a realização de uma pesquisa sobre a modelagem matemática no ambiente de finanças, como surgiu e como a modelagem matemática facilita e possibilita o avanço de novos caminhos para o mundo financeiro. A aplicação de uma modelagem matemática no campo de finanças pode ser muito ampla, podendo partir da educação financeira básica até modelos para análise do mercado derivativo. Há uma crescente complexidade dos processos econômicos e sociais que acompanham o mundo atual, com isso são necessários processos com diversos desdobramentos, proposições de soluções, medidas e estratégias, desta forma a aplicação de modelos matemáticos nesses processos tem se tornado imprescindível. A antecipação de um problema iminente ou a avaliação de possíveis soluções em um mundo competitivo diante de decisões cada vez mais complexas, representa um diferencial importante em termos de gestão de negócios. Análises comprovam que poucos brasileiros possuem educação financeira e tampouco sabem como é possível projetar gastos e compor um controle financeiro pessoal.

Palavras-chave – Modelagem Matemática, Finanças, Artigo científico, Educação financeira, Financeiro.

Abstract – The aim of this work is to carry out a research on mathematical modeling in the finance environment. How it came about and how mathematical modeling facilitates and enables the advancement of new paths for the financial world. The application of mathematical modeling in the field of finance can be very broad, ranging from basic financial education to models for analysis of the derivative market. There is an increasing complexity of the sectorial and social processes that accompany the current world, with this they are spent with several developments, proposals for solutions, measures and strategies, thus the application of mathematical models processes in these processes has become essential. The anticipation of an imminent problem or the evaluation of possible solutions in a competitive world of increasingly complex decisions, represents an important differential in terms of business management. Analyzes show that few Brazilians have financial education and do not know how it is possible to project expenses and compose a personal financial control.

Keywords – Mathematical modeling, finances, scientific article, financial education.

Introdução

O conhecimento em relação a matemática é de grande importância para a humanidade e acabamos utilizando a matemática todos os dias por mais que seja da forma mais simples, já que fazemos conta inconscientemente todos os dias, seja para calcular quantos dias faltam para um feriado, ou até mesmo para realizar uma compra no supermercado, por exemplo (PEGORARO; FIOREZE, 2005).

A Matemática financeira está presente na grande maioria das operações financeiras, sendo que qualquer cidadão a utiliza, mesmo que inconscientemente. Devido à complexidade de operações financeiras, e a enorme gama de variedades e formas diferentes de efetuar aplicações e conseguir recursos, há a necessidade e celeridade de conhecimento financeiro para proporcionar lucro e frear gastos desnecessários que comprometam o crescimento financeiro pessoal ou empresarial (PEGORARO; FIOREZE, 2005).

Manter um controle sobre as suas finanças é algo que a sociedade no geral acaba não fazendo, porém é algo de extrema importância visto que, sem o controle dele podemos acabar tendo prejuízos, dívidas e outros problemas financeiramente.

No Brasil o estudo sobre educação financeira é algo extremamente raro, fazendo com que algumas pessoas tenham contato somente quando entram em algum ensino superior, ou acabam nem tendo esse contato. Por este motivo, de poucas pessoas entenderem a importância de ter o controle financeiro em suas finanças e o pouco conhecimento sobre o assunto, a população acaba tendo um ‘’medo’’ em relação a isso, dessa forma a ideia de introduzir a modelagem matemática nas finanças é para que esse ‘’medo’’ desapareça e as pessoas tenham mais confiança e facilidade para compreender o objetivo das finanças, fazendo com que elas tenham um controle financeiro daquilo que eles querem, podendo ser tanto da empresa, como da vida.

Então, como fazer para que a junção de modelagem matemática e finanças, seja algo mais atraente, simples e ponderado visto que as pessoas tenham um medo grande em relação as finanças? E como fazer da forma mais responsável e prevenida possível, proporcionando lucros e freando seus gastos desnecessários que contêm seu crescimento financeiro.

Carvalhal, Tavares e Sequeira (2012) salientam a responsabilidade de diversos intervenientes na Educação Financeira, destacando como importante o papel da escola, das instituições educativas e familiares.

As vantagens do emprego da modelagem matemática, em termos de pesquisa podem ser constatadas nos avanços da Biologia, Física e Astronomia onde a modelagem propõe multidisciplinaridade, nesse sentido, vai ao encontro das novas tendências que apontam para a renovação de fronteiras entre as diversas áreas de pesquisa.

A modelagem matemática, utilizada como estratégia de ensino aprendizagem, é um dos caminhos para tornar os cursos das áreas de exatas mais atraentes e enxutas colaborando com o educando – pessoa, empresa ou estudante –, levando-o a compreender melhor os argumentos matemáticos e auxiliando na construção de conceitos e resultados significativos (PEGORARO; FIOREZE, 2005).

Metodologia

Este é um estudo descritivo de abordagem qualitativa, que utiliza indicadores bibliométricos partindo de análises de outros trabalhos, periódicos e livros para fundamentar este artigo. Seguido a fenomenologia estabelecemos a nossa questão de pesquisa como “[...] correlata ao interrogado e a quem interroga” (BICUDO, 2011, p. 22).

Assumir a fenomenologia enquanto atitude de pesquisa, significa trabalhar sempre com o qualitativo, “[...] com o que faz sentido para o sujeito, com o fenômeno posto em suspensão, como percebido e manifesto pela linguagem: e trabalha também com que se apresenta como significativo ou relevante no contexto no qual a percepção e a manifestação ocorrem” (BICUDO, 2000, p.74). Significa, também “[...] ir-à-coisa-mesma tal como ela se manifesta, prescindindo de pressupostos teóricos e de um método de investigação que, por si, conduza a verdade” (BICUDO, 2000, p. 71).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com