TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Projeto

Casos: Modelo De Projeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A preocupação com a educação financeira se tornou prioridade em vários países no mundo. Preocupação pela formação de consumidores mais conscientes na utilização de seus próprios recursos financeiros. Para países economicamente desenvolvidos isso é matéria obrigatória em escolas.

Em uma pesquisa realizada recentemente mostra que, o nome de mais de 40% dos brasileiros já esteve na lista de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em um país de crédito fácil e com tantos endividados, a solução pode estar na educação financeira.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Este trabalho tem como foco orientar os jovens estudantes universitários que planejar é essencial para se ter uma vida financeira saudável. Tendo em vista que estes entraram recentemente no mercado trabalho formal, e muitos ainda não contraíram dividas ou não tiveram seus nomes protestados e incluídos na lista de inadimplentes do serviço de proteção ao crédito, é preciso ter orientação para gerenciar as finanças para obter melhores resultados e evitar complicações futuras.

PROBLEMA DE PESQUISA

Entender o grau de endividamento, e o que leva as pessoas a gastar mais do que arrecadam. Como o consumidor pode evitar o endividamento, como sair das dividas, e como se planejar para investir o fruto do seu trabalho de forma consciente e sustentável.

HIPÓTESE

Como indicador de endividamento das pessoas num modo geral devemos observar os seguintes aspectos dos consumidores;

• Relativo à educação – É fato que a cultura do consumismo vem da educação e condicionamento ao consumo, no atual cenário onde constantemente as pessoas são assedias por ofertas tentadoras e buscam ter sua imagem ligada ao que há de mais moderno e que seja uma tendência. Como exemplo podemos citar aparelhos eletrônicos como celulares, que hoje tem mais capacidade de processamento do que os computares que levaram o homem a lua.

• Facilidade de obter crédito – Exemplo: Quando começam a pagar um carro, o valor das parcelas pesa no orçamento, junto com as outras contas mensais, a situação fica insustentável. Utilização do cheque especial e os cartões de crédito para comprar comida e remédio e as dívidas vão crescendo. Em alguns casos existe a perda da principal fonte de renda e a situação piora.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio, em outubro, 58,6% das famílias brasileiras estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com