TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Projeto político pedagógico

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÂO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

         Neste trabalho procurei introduzir informações sobre a importância do PPP nas escolas.  Também conhecido como Projeto Educativo é um documento democrático, dinâmico e contínuo de reflexão, é elaborado coletivamente pela escola em sua unidade e deverá contemplar a parceria de toda a comunidade, tornando de suma importância, pois une a direção, professores equipe escolar e alunos e seus familiares, com o objetivo de diagnosticar as necessidades da instituição e direcionar suas ações e intenções de melhorar cada vez mais, tornando uma ferramenta de apoio para todos na organização da escola.

 Relatando que nem uma escola consegue ir avante sem que se tenha um projeto, onde todos têm sua participação e isso é de extrema importância. Só assim conseguiremos realizar um trabalho anual em o que mesmo torna-se o referencia para e qualquer escola, a participação de todos faz com que teremos uma base para seguir adiante contamos também com um referencial  em que nos torna possível abranger vários temas como ::Educação Fiscal, Bullying, Prevenção de Drogas, Diversidade Sexual LGBTT, Segurança Alimentar, Educação Ambiental, Cidadania e Direitos Humanos.  A coerência entre a teoria e a prática problematiza situações vivenciadas coletivamente, buscando soluções que resultem em mudanças significativas, enfim prepara o cidadão para a vida.

Precisamos sempre de um referencial onde nos apoiamos e buscamos ajuda para sanar nossas dúvidas e nos apoiarmos independente da situação pela qual estaremos vivenciando.


  1. DESENVOLVIMENTO

O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) tem se apresentado como objeto de estudos tanto para professores quanto para pesquisadores, perpassando instituições, num âmbito nacional, estadual e municipal. Na busca de um avanço na qualidade de ensino.

Ele possui uma intencionalidade e retrata a identidade da escola. É ele que indica a direção, o norte, os rumos da escola. É por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola. Para a construção do projeto é fundamental a participação de toda a comunidade escolar, sua elaboração deverá refletir a realidade da escola, direcionando todas as ações e buscando compreender o significado e o processo do projeto pedagógico que vai além de agrupamento de planos e ensino e de atividades diversas, o projeto não é algo construído e em seguida arquivado ou encaminhado a autoridade como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

O projeto pedagógico refere-se, então, especificamente aos conteúdos, métodos e objetivos do processo de ensino-aprendizagem. Nesta concepção a dimensão técnica do projeto pedagógico ganho relevância, conforme os pressupostos da administração escolar clássica, enquanto esvazia-se a sua dimensão política. 

Chamam de projeto pedagógico “o componente do Plano Escolar que define o que ensinar e o que aprender”, tomando-o como “eixo central do Plano Escolar, porque tem como objetivo principal o processo ensino-aprendizagem.

 A maior obrigação da escola é educar e, por falar em educação, sabemos que ela é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade. Portanto, precisa dar a sua contribuição. Ela ajuda os educando a “abrir os olhos” no sentido de perceberem e defenderem seus direitos perante a sociedade, proporcionando-lhes uma maior visão acerca do que compete a eles desenvolver na sociedade em que estão inseridos.

O P.P.P. da escola oferecerá caminhos indispensáveis à montagem do trabalho pedagógico, que engloba o trabalho do docente na ação interna da sala de aula. Para a organização desse projeto é de suma importância a ação de todos os que fazem parte do funcionamento da escola, inclusive os pais dos alunos que freqüentam a mesma. Com isso, fica claro que é preciso agir em conjunto, só assim, é possível haver um bom funcionamento no dia-a-dia da vida escolar.

Para que a construção do P.P.P. seja efetivada não necessariamente se deve induzir os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, mas oferecer oportunidades que lhes possibilitem aprender a pensar e a moldar o projeto pedagógico da melhor maneira possível. Isso nos possibilita entender que a escola não deve seguir normas impostas pelo poder centralizador, mas sim “caminhar com suas próprias pernas”.

Não é difícil entender que a gestação democrática, no interior da escola, é um

princípio nada fácil de ser consolidado, devido tratar de uma participação relativamente crítica na elaboração do P.P.P. e na sua gestão.

É plausível termos bem claro que um dos pontos centrais do P.P.P. é sem dúvida a preocupado com a forma que se processa o ensino na sala de aula, na intenção de formar cidadãos capacitados e que possam sem maiores problemas interagir na vida socioeconômica, política e cultural do país. Para que isso de fato ocorra, é necessário que os profissionais ligados à educação estejam continuamente inovando seu modo de ensinar e continuem sempre aprimorando seus conhecimentos. O projeto político pedagógico em sua essência contribuirá para a resolução de vários dos problemas enfrentados pela escola. Sua elaboração de forma coerente e participativa pode contribuir para uma organização mais eficaz e inclusiva, como também diminuir alguns desafios educativos que a instituição lida no dia a dia. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com