TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Relatório Blocos Cerâmicos

Por:   •  26/4/2016  •  Ensaio  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 5

Diego Ferreira Brandão

Samille Cristina Rodrigues

        

BLOCOS DE CONCRETO

        

Araguaína

Outubro/2015

[pic 1]

Diego Ferreira Brandão

Samille Cristina Rodrigues

BLOCOS DE CONCRETO

 

 Relatório de blocos de concreto realizado na disciplina de Materiais de Construção I do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína – FAHESA, sob orientação do Prof. Jefferson Silva.

Araguaína

                Outubro/2015

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO        
  2.  OBJETIVO        
  3. NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES        5
  4. EQUIPAMENTOS        5
  5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6
  6. CÁLCULOS        7
  7. OBSERVAÇÕES        9
  8. CONCLUSÃO        9
  9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10
  10. RELATÓRIO FOTOGRÁFICO        11

  1. INTRODUÇÃO

As normas ABNT NBR 6136/1994 - Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural, também foram consultados as normas NBR 6136/1994 - Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural, NBR 7184/1992 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria - Determinação da resistência à compressão e NBR 12118/ 2007 – Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Método de ensaio define os termos e fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos para recebimento de blocos concreto. De acordo com normas foram realizados os ensaios. Foram observadas as características geométricas dos blocos de concreto, feita identificação visual, além de realização do capeamento e outros procedimentos para o processo de ruptura dos mesmos, afim de verificar se estão de acordo com as normas vigentes.

O bloco de concreto é empregado em larga escala no Brasil. Foi o primeiro bloco a possuir uma norma brasileira para cálculo de alvenaria estrutural. Os blocos de concreto desempenham uma das funções mais importantes em uma construção: eles são utilizados principalmente para fazer o alicerce da casa e, por isso, são assentados na parte térrea.

O produto apresenta ótimo isolamento térmico e ainda possui uma vantagem relacionada ao consumo de argamassa, que é menor em relação a outros tijolos. Isso se explica pelo fato de o objeto ter um formato mais robusto e, justamente por isso, sustentar-se com mais facilidade. Ele ainda não precisa de acabamento, podendo ficar aparente. Encontre aqui o bloco de concreto estrutural pelo menor preço do mercado e entenda por que: a Leroy Merlin é a casa da sua casa.

Quanto a sua composição os Blocos de Concreto são compostos por: Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.) e água, sendo ainda permitido o uso de aditivos, desde que não acarretem prejuízo às características do produto.

  1. OBJETIVO

Os ensaios aqui descritos tiveram como objetivo a preparação e adequação dos blocos concretos para a realização do processo de ruptura dos mesmos.

  1. NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES

Para a execução do ensaio tivemos como base a NBR 6136/1994, que tem como título geral “Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural”. Foi utilizada a NBR 6136/1994, NBR 7184/1992 e NBR 12118/ 2007 que estabelece os métodos de ensaio define os termos e fixa os requisitos dimensionais, físicos e mecânicos para recebimento de blocos concreto.

  1. EQUIPAMENTOS
  • Características Geométricas:

Paquímetro;

Balança.

  • Capeamento:

Carrinho de mão;

Areia;

Cimento;

Água;

Pá;

Papel Toalha;

Nível.

  • Ruptura:

Prensa Hidráulica.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
  • Características Geométricas:

Os valores de largura, altura e comprimento são obtidos fazendo a medição nos pontos indicados na figura 1, abaixo:.

[pic 2]

                                     Figura 1 – Processo de obtenção de medidas.

Usando o paquímetro a espessura das paredes externas deve ser medida no mínimo nos pontos indicados na acima, buscando o ponto onde a parede apresenta menor espessura.

Usando régua e esquadro metálicos deve-se medir o desvio em relação ao esquadro entre uma das faces destinadas ao assentamento e a maior face destinada ao revestimento do bloco.

Empregando-se esquadro e régua metálicos determinar a planeza das faces determinada ao revestimento através da flecha formada na diagonal.

  • Capeamento:

Deve-se cobrir com pasta de cimento uma placa plana indeformável recoberta com uma folha de papel umedecida. Depois aplicar à face destinada ao assentamento sobre essa pasta exercendo sobre o bloco uma pressão manual suficiente para fazer refluir à pasta. Logo que a pasta estiver endurecida, retirar com espátulas o excesso de pasta existente. Fazer o mesmo procedimento na face oposta do bloco.

[pic 3]

Figura. 2 - Capeamento

  • Ruptura:

O corpo-de-prova deve ser colocado na prensa de modo que o seu centro de gravidade esteja no eixo de carga dos pratos da prensa. Proceder ao ensaio de compressão, regulando os comandos da prensa, de forma que a tensão aplicada, calculada em relação à área bruta se eleve progressivamente à razão de (0,05 ± 0,01) MPa/s.

[pic 4]

Figura 3 - Prensa e Leitor de Força em Kgf. Aplicação da força em bloco de concreto.

  1. CÁLCULOS

Características Geométricas:

  • Fabricante 1:

MEDIDAS

Amostra

Largura (cm)

Comprimento (cm)

Peso (kg)

A1

39,40

14,10

15,384

A2

39,80

14,10

17,162

A3

39,10

14,10

11,209

A4

39,30

14,10

17,361

A5

39,30

14,30

10,379

A6

39,30

14,10

10,604

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (381.8 Kb)   docx (209.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com