TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo multicamadas

Artigo: Modelo multicamadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo multicamadas

Também conhecido como modelo cliente e servidor de várias camadas, este método é uma evolução da tecnologia de duas camadas e tem como princípio básico o fato de que a estação cliente jamais realiza comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, e esta, com o banco de dados. Isto proporciona uma série de vantagens sobre a técnica de duas camadas, as quais serão explanadas adiante.

Um sistema multicamadas faz uso de objetos distribuídos aliados à utilização de interfaces para executar seus procedimentos, o que torna o sistema independente de localização, podendo estar tanto na mesma máquina como em máquinas separadas. Desta forma, a aplicação pode ser dividida em várias partes, cada uma bem definida, com suas características e responsável por determinadas funções. Em um aplicativo nestes moldes, pelo menos três camadas são necessárias: apresentação, regras de negócios e banco de dados.

Comparativo entre as arquiteturas

A arquitetura C-S (cliente-servidor, como vou me referir daqui em diante) segue um modelo baseado em duas camadas. Neste caso a primeira camada é representada pelo banco de dados e a segunda refere-se aos aplicativos que se comunicam diretamente com a camada de dados. O maior problema deste modelo de arquitetura diz respeito à manutenção dos projetos. Muitas vezes, uma simples alteração que demanda apenas a adição de um novo campo interno ou mesmo mudança das regras de negócio faz com que seja necessária a compilação de todo o projeto, fazendo necessária a distribuição do Software para atualização de todos os usuários do sistema. Em muitos casos os desenvolvedores optam por realizar a modularização da aplicação por meio de BPLs, e, embora esta solução ajude em alguns casos, ainda assim será necessária a distribuição das partes alteradas para os possíveis clientes.

Diferentemente do modelo C-S, a arquitetura multicamadas promove uma maior independência entre as partes do projeto, desacoplando a camada responsável por dados das camadas visuais. Em situações como esta anteriormente mencionada, apenas a aplicação servidora necessitaria ser atualizada, fazendo com que isto fique “transparente” ao seu cliente. Esse sem dúvida nenhuma é um dos grandes benefícios/diferenciais da escolha deste modelo e que influencia diretamente na manutenção do projeto. Entre várias outras vantagens em relação a arquitetura convencional, podemos citar as principais que referem-se a distribuição geográfica (possibilidade de trabalhar de qualquer localidade com alta performance), separação das regras de negócio e interface (GUI – ver nota do DevMan 3), facilidade de manutenção como já mencionado, além da comunicação com outras tecnologias/ambientes de maneira simples e sem grandes esforços.

Exemplos de Sistemas Multicamadas

Exemplos de Sistemas Multicamadas

Conclusão

Aplicações multicamadas podem ser utilizadas normalmente como um substituto do habitual modelo de duas camadas, pois como observado anteriormente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com