TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Momento dipolo

Por:   •  16/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O motor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos do homem ao longo de seu desenvolvimento tecnológico. Máquina de construção simples, custo reduzido, versátil e não poluente, seus princípios de funcionamento, construção e seleção necessitam ser conhecidos para que ele desempenhe seu papel relevante no mundo de hoje.

A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros, não menos importante. Motores Elétricos Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica.

Os tipos mais comuns de motores elétricos são:

 a) Motores de corrente contínua:  São motores de custo mais elevado e, além disso, precisam de uma fonte de corrente contínua, ou de um dispositivo que converta a corrente alternada comum em contínua. Podem funcionar com velocidade ajustável entre amplos limites e se prestam a controles de grande flexibilidade e precisão. Por isso, seu uso é restrito a casos especiais em que estas exigências compensam o custo muito mais alto da instalação e da manutenção.

 b) Motores de corrente alternada: São os mais utilizados, porque a distribuição de energia elétrica é feita normalmente em corrente alternada. Os principais tipos são: Motor síncrono: funciona com velocidade fixa, ou seja, sem interferência do escorregamento; utilizado normalmente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores). Motor de indução: funciona normalmente com uma velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânica aplicada ao eixo. Devido a sua grande simplicidade, robustez e baixo custo, é o motor mais utilizado de todos, sendo adequado para quase todos os tipos de máquinas acionadas, encontradas na prática. Atualmente é possível o controle da velocidade dos motores de indução com o auxílio de inversores de frequência.

O momento de dipolo magnético é um vetor perpendicular ao plano da espira, com orientação obedecendo à regra da mão direita, cuja intensidade é proporcional à área A delimitada pela espira e à intensidade i da corrente elétrica nela induzida. Se a espira estiver sujeita a uma indução magnética B externa a ela, ocorrerá um torque magnético τb igual ao produto vetorial de µ por B. Caso a espira possa girar, este torque tende a alinhar o vetor µ com o vetor B.

Metodologia

Primeiramente, enrola-se o fio de cobre esmaltado em um cano para que fique com formato de círculo, deixando livre duas pontas no qual serão apoiadas no suporte. Assim, a bobina é feita.

Após isso, raspou-se com a lixa o esmalte do fio de cobre da bobina da seguinte maneira: Uma extremidade foi raspada inteira, enquanto a outra extremidade é raspada apenas meia volta do fio.

Foi cortado com a serra manual um pedaço de madeira para ser o apoio.

Utiliza-se o martelo para fixar quatro pregos no apoio de madeira, a fim de prender o suporte de fio de cobre comum. Modela-se o fio de cobre comum para que a bobina não caia e que fique preso nos pregos do apoio de madeira, deixando suas extremidades cortadas para se conectarem com o carregador de celular. No centro deste suporte foi feito um corte com o canivete para o cobre ficar exposto e entrar em contato com a bobina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com