TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Dahlander

Artigo: Motor Dahlander. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  3.528 Visualizações

Página 1 de 3

Motor Dahlander

Introdução:

O motor Dahlander é um tipo especial de motor trifásico de indução que permite seu acionamento em duas velocidades distintas.

As velocidades estão relacionadas ao numero de pólos do motor, sendo elas conseguidas através da estruturação dos enrolamentos do estator deste motor, sendo duas etapas, promovendo uma relação 1:2.

Funcionamento:

O motor Dahlander disponibiliza as bobinas de forma que atuem em ligações de pólos consequentes e pólos ativos, com isso podemos fazer com que os grupos de bobinas obtenham: 

•4 ou 2 pólos = 1800 / 3600 RPM;

•8 ou 4 pólos = 900 / 1800 RPM;

•12 ou 6 pólos = 600 / 1200 RPM;

•16 ou 8 pólos = 450 / 900 RPM, conforme ilustração abaixo:

Portanto, em uma das formas de ligação, o numero de pólos é duas vezes maior que a outra. Isto decorre da fórmula: ns = 120 x f / 2p, quando a frequência é 60 Hz, onde ns=velocidade, 2p=o número de pólos, e f= a frequência.

Partes constituintes:

Tipos de ligações:

As três fases de um enrolamento em ligação Dahlander, podem ser agrupadas em estrela ou em triângulo. Isso mostra que poderemos ter 8 possíveis ligações, porem as mais usadas são: estrela, dupla estrela e triangulo, dupla estrela; isto é, estrela em série, estrela em paralelo, triangulo em serie e estrela em paralelo.

• Ligação estrela, dupla estrela:

Agrupam-se internamente unindo-se os fins das três fases num nó único formando uma estrela simples, levam-se ate a caixa 6 terminais, sendo 3 deles os princípios da fase e os outros 3 as tomadas centrais de cada fase.

Os enrolamentos podem ser alimentados de duas formas diferentes:

1- Deixam-se livres u4, v4, w4 das ligações dos meio-enrolamentos e conectam as fases os terminais ou os princípios das fases u8, v8 e w8 obtendo-se assim o agrupamento das fases em estrela serie para o maior numero de pólos, ou seja, menor rotação.

2- Unindo-se os princípios das fases u8, v8, w8 se forma uma dupla estrela ou estrela paralelo e, ligando-se as fases os terminais, u4, v4, w4 obtém-se o menor numero de pólos, ou seja, maior rotação.

• Ligação triângulo dupla estrela:

Esta conexão e feita unindo-se internamente em triângulo as 3 fases do enrolamento.seis terminais são levados ate a caixa de conexões, três correspondentes aos vértices do triângulo, u8, v8, w8, e os outros três as tomadas das metade da fases u4, v4 e w4 como na figura abaixo:

O enrolamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com