TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Dahlander

Monografias: Motor Dahlander. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  3.941 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Motor Dahlander é um motor elétrico trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades distintas. As velocidades estão relacionadas com o número de rotações do motor, que são feitas com a estruturação dos enrolamentos do estator deste motor em dois conjuntos de relação 1:2, Ou seja, na ligação dos polos, uma é duas vezes maior q a outra.

Constituição do Motor:

O Motor Dahlander tem em seu estator seis bobinas, que se podem combinar de duas formas: estrela/triângulo e dupla estrela.

A ligação Dahlander permite uma relação de pólos de 1:2 o que corresponde à mesma relação de velocidade. Quando a quantidade de pólos é maior a velocidade é mais baixa, quando é menor a velocidade é mais alta.

Igual cuidado deve ser tomado nos serviços de montagem, evitando-se inversões que podem causar curtos circuitos, sentidos de rotação diferentes entre a alta e a baixa velocidade que pode causar avarias mecânicas nos equipamentos.

Outra observação é com relação aos reles térmicos que como aparece no diagrama de circuito de força, são dois. Isso decorre da necessidade de ajustes de corrente diferente e devido mudar o lado de alimentação, quando então o térmico não tem mais função.

Velocidades:

No circuito de comando deve estar previsto o intertravamento elétrico entre os contatores que se energizados juntos causam curto circuito e se possível até intertravamento mecânico.

Se conectarmos os enrolamentos em estrela ou em triângulo, a velocidade vai ser a menor, e se conectamos em dupla estrela a velocidade vai ser o dobro. Sendo assim, a potência absorvida pelo motor na conexão em dupla estrela é o dobro da absorvida na conexão em estrela e a potência absorvida em dupla estrela, é um 15% a mais do que a potência absorvida na conexão triângulo.

Vantagens:

As vantagens são:

1ª- Em relação às transmições: aumentam o rendimento da instalação, pois eliminam as perdas nas transmições e se simplifica o sistema, simplificam oueliminam a aplicação de transmissão por engrenagens;

2ª- Simplificam o comando automatico dos processos de partida, parada e reversão;

3ª- Reduz as perdas relativas ao arranque e frenação.

Desvantagens:

As desvantagens são:

1ª- Mais caros e maiores que os motores de mesma potência de unica velocidade;

2ª-Não se consegue atingir simultaneamente o melhor projeto em todas as velocidades;

3ª- Tem pior fator de potência;

4ª- Consumo relativamente elevado na partida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com