TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motores de corrente continua

Por:   •  11/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Motores Corrente Contínua

Por: Julio Cesar Ferreira dos Passos

Na edição numero 11 da revista mecatrônica fácil, foi publicado um artigo de como construir um motor elétrico utilizando materiais alternativos e de baixo custo. Neste artigo também foi apresentado as leis que regem o funcionamento do motor elétrico.
Tendo em vista a importância do motor elétrico na mecatrônica e na automação industrial, esta semana iremos apresentar os conceitos básicos de funcionamento destes dispositivos.

Motores de corrente continua (CC ou DC)
Os motores de corrente continua (figura abaixo) estão em muitos projetos de mecatrônica de estudantes e hobistas. Isto se deve ao seu baixo custo e por utilizarem pilhas comuns facilmente encontradas em lojas de eletrônica.

[pic 1]


Seu principio de funcionamento esta baseado nas leis de atração e repulsão dos imãs. Atente para figura abaixo.

[pic 2]


A figura apresenta as leis de repulsão e atração dos imãs e que é empregado e seu funcionamento.
Conforme foi visto nas aulas de física do colégio, quando uma corrente atravessa um condutor, em volta deste surge um campo magnético. Os campos magnéticos criados por esta corrente poderão fazer com que surjam forças de atração de repulsão.
Um motor de corrente continua funciona seguindo estes princípios, ou seja, monta-se uma bobina entre os pólos de um imã permanente ou bobina fixa conforme mostra figura abaixo. Esta bobina recebe corrente e gira por meio de um par de escovas e contatores localizadas no eixo do rotor.

[pic 3]



Funcionamento
Para entender o funcionamento dos motores de corrente continua, vamos apresentar um passo a passo de figuras, pois como dizem: "Uma imagem vale mais que mil palavras!".

[pic 4]


Como o leitor pode notar, o resultado disto é que o rotor não para, pois o mesmo tenta a todo o momento encontrar sua posição de equilíbrio. Sua rotação somente será impedida quando a bobina do rotor para de receber corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (42.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com