TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multicritério Questões Dissertativas, Modelos Aditivos

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

 

1) Explique se há alguma diferença entre o modelo aditivo e a média ponderada.

Podem parecer iguais, mas no modelo aditivo é realizado de forma diferente o estabelecimento da constante de escala. Isso é, na média ponderada, soma-se todos os valores e divide pela quantidade do conjunto estudado, e no modelo aditivo se faz necessário adicionar a constante de escala, intercritério ou seja, o valor que pode ser chamado erroneamente de peso do critério e coloca-los em uma mesma escala.

2) O modelo aditivo é um método compensatório? Explique.

Sim, o método aditivo é compensatório porque a uma alternativa pode ser escolhida mesmo ela tendo um menor desempenho em um dado critério desde que ela consiga obter o máximo desempenho em outro critério, compensando assim o outro critério com menor desempenho.

3) Por que o termo pesos pode ser considerado inadequado para modelos aditivos? Explique.

Porque não é uma importância relativa da qual se trata o modelo, imaginem se fosse um critério que tivesse uma importância muito grande, e todas as alternativas possuíssem o mesmo desempenho nesse critério, então a constante de escala desse critério seria 0 mesmo sendo o mais importante não teria maior valor, não existindo ranger que permita avaliação que faça o decisor perceber o ganho de valor, por a variação ser nula.

4) Entre os métodos SMARTER e o procedimento de tradeoff qual está mais sujeito ao erro devido a modelagem e qual está sujeito ao erro por questões cognitivas? Explique.

Pelo método SMARTER devido as simplificações que o modelo pode fazer por usar o procedimento de pesos por swing, porque considera funções valores linear para a avaliação intracritério o que pode simplificar o processo de análise.

Já o método de trade-off está mais sujeito ao erro cognitivo, isso porque o decisor precisar ter bem claro suas preferencias, porque a análise não conta com uma medição adequada, relativizar também as consequências para o decisor.

5) Qual a escala considerada na normalização do procedimento de tradeoff? Explique.

Ela é intervalar, pois numa escala que vai de 0 a 1 sendo o 0 não que seja valor nulo, mas que é o menor valor que é considerado e o 1 o maior valor considerado. Por exemplo no critério de um preço de um veículo o valor 0 seria o menor valor para o vendedor e o 1 seria o maior valor do preço de um veiculo em relação ao um vendedor.


6) Trocar o procedimento de normalização pode levar a erros se os pesos se mantiverem os mesmos? Explique.

Sim, porque pode levar a uma grave distorção tanto nos processos quanto nos resultados finais. Assim quando se altera os procedimentos de normalização, devem ser reavaliadas as constantes de escalas. O valor obtido par kj é associado à consequencia x que tem o valor vj(x), um exemplo bem claro é o que está descrito na Figura 3.4 do livro Processo de Decisão nas Organizações (ALMEIDA, 2013, p.58)

7) Na obtenção dos pesos pelo procedimento de tradeoff, são encontradas n-1 indiferenças que se referem aos critérios adjacentes na ordenação. Cada uma das indiferenças é representada por uma equação que tem como objetivo encontrar a constante de escala de cada um dos n critérios. Apenas as equações das indiferenças é suficiente ou é necessário mais uma equação para encontrar todas as constantes de escala. Se for necessário mais uma equação, explique qual ela seria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (551.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com