TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicas Do Momento

Dissertações: Musicas Do Momento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  10.071 Palavras (41 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 41

Resumo

2. Considerações Iniciais

3. As Mudanças No Conceito De Familia

3.1 A Família De Hoje

3.1.1 Por Que Não Pais No Lugar De Mãe E Pai

3.2 Diferentes Relacionamentos Familiares

3.2.1 Pais Separados

3.2.2 Segundo Casamento

3.2.3 O Auxilio De Terceiros

3.3 A Família E A Criança

3.4 Relações Família E Escola

4. Limites E Disciplinas Na Familia E Na Escola

4.1 Crianças Pós-modernas E O Desafio De Educá-las.

4.1.1 A Liberdade Dos Novos Tempos

4.2 Diferença Entre Meninos E Meninas

4.3 Limites E Disciplina Na Escola

4.3.1 Causa Da Indisciplina Na Escola

4.4 Delegar à Escola A Educação Dos Filhos

4.4.1 Responsabilidades De Cada Educador

4.4.2 Componentes Principais Da Disciplina

5. Analogia Familiar E Escola: Pais / Filhos /

5.1 Metodologia

5.2 Resultado E Discussão

5.2.1 Questionário Aplicado Aos Alunos

5.2.2 Questionário Aplicado Aos Professores

5.2.3 Questionário Aplicado Aos Pais

6. Considerações Finais

7. Referências Bibliográficas

1. RESUMO

O presente trabalho titulado como “As Prováveis Causas que a Família Influência na indisciplina Escolar” tem como objetivo analisar os diversos ambientes familiares e como eles afetam a criança no seu comportamento, compreendendo que a família é o ponto fundamental para a educação da criança, onde visa ensinar os valores éticos morais e sociais e que a escola tem o dever de continuar a educação que o seio familiar proporciona, sua obrigação é de passar os conhecimentos científicos além de prepará-los para o mercado de trabalho. A metodologia utilizada primeiramente foi bibliográfica e em segundo plano realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola estadual de ensino público localizado na cidade de Estrela do Norte – GO, tendo como ênfase 15 alunos do 8° ano d o ensino fundamental segunda fase, por estarem ligados aos pais e ao mesmo tempo entrando na adolescência onde é uma fase de grandes conflitos emocionais acontecendo modificações no comportamento desses indivíduos. Foram também aplicados questionários para quatro (04) pais, um (01) avó e quatro (04) professores para obter um maior esclarecimento sobre o assunto. O resultado mostrou que o ambiente familiar desestabilizado compromete o aprendizado da criança, afetando-o sua vida emocional e social, provocando algum distúrbio de comportamento mesmo que seja em um curto período. A instituição educacional precisa ter uma relação família/escola, para obter melhores resultados no aprendizado do aluno, pois uma família ausente poderá afetar o ensino-aprendizado. Os alunos intitulados indisciplinados são crianças agressivas, desatentas ou irrequietas e desobedientes. Pode-se perceber que a parceria família/escola é de suma importância para o desenvolvimento do aluno e que os pais devem estar atentos e ligados diretamente nas atividades do dia-a-dia dos filhos, e que a educação é responsabilidade da família e não de terceiros que a continuidade desses ensinamentos é estendida a escola e na convivência social.

Palavras-chave: Indisciplina. Relação Família/Escola/criança. Ambiente Familiar.

2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A família é o sustentáculo da vida, com ela aprendemos o que é ser ético, respeitar a diferença de cada ser, os limites que nos temos, enfim é o início para convivermos em sociedade. Ela que nos enche de carinho e amor é o nosso bálsamo de segurança e conforto para enfrentar qualquer problema que venha adiante.

Quando a procedência é desestruturada, os componentes dessa trazem consigo grandes problemas na sociedade e conflitos emocionais que geram distúrbios de aprendizado entre outros que danifica a sua vida em todos os aspectos.

Atualmente as famílias, estão mais ausentes por não haver tempo, o mundo de hoje tem cobrado e exigido muito de cada indivíduo, assim os pais estão deixando as suas casas para irem de encontro ao mercado de trabalho para que possam dar mais conforto e sustentabilidade aos seus filhos. Isso contribui para que as crianças fiquem cada vez mais na companhia de outras pessoas como, babás, vizinhos, avós e em instituições responsáveis por essas atividades, creches e escolas que são integrais.

A família onde o pai, a mãe e os filhos conviviam diariamente tem se extinguido e tudo isso gera grandes conflitos, porém não são apenas os pais que são omissos que prejudica sua descendência, mas os pais que são divorciados. Estáticas revelam que vem crescendo de forma avassaladora os divórcios em nosso país, mostrando que a família tradicional composta pelo o pai, à mãe e os filhos tem sido degenerada transformando-se em mãe e filhos, ou pai e filhos, ou ainda quando se casam novamente alterando esse quadro.

Uma separação ela pode ser muito dolorosa não só para aqueles que se afastam, mas para os filhos, principalmente quando essa entra em continua discussão tendo no meio os sentimentos da criança.

A família, portanto era a “célula da reprodução social por excelência, assegurava o bom andamento da sociedade civil, essencial à estabilidade do estado. Era a instância primária de formação de bons cidadãos [...]” (FALSARELLA, 2007, p. 35). Com todas as mudanças no mundo moderno o quadro família tem tido grandes alterações no quesito educação.

Com base nessas evidências o presente estudo tem como objetivo analisar o que a família influência nas diversas indisciplinas que vem ocorrendo dentro das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com