TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÁQUINAS SINCRONÔMICAS

Tese: MÁQUINAS SINCRONÔMICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Tese  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

MÁQUINAS SÍNCRONAS

A máquina síncrona teve sua origem funcionando como gerador. O gerador elementar foi inventado na Inglaterra em 1831 por Michael Faraday, e nos EUA, mais ou menos na mesma época, por Joseph Henry.

Este gerador consistia basicamente de um imã que se movimentava dentro de uma espira, ou vice-versa, provocando o aparecimento de uma f.e.m registrada num galvanômetro.

O estator da máquina síncrona é muito semelhante ao de um motor de indução. É cilíndrico, vazado, maciço ou composto de chapas laminadas (aço silício) dotadas de ranhuras axiais onde é alojado o enrolamento do estator. As chapas possuem características magnéticas de alta permeabilidade, criando um caminho magnético de baixa relutância para o fluxo, diminuindo assim o fluxo disperso e concentrando o campo no entreferro. As chapas são em geral tratadas termicamente a fim de reduzir o valor das perdas específicas por correntes induzidas. O enrolamento do estator pode ser tanto monofásico como trifásico. Em geral as máquinas síncronas são trifásicas, sendo que geradores monofásicos são mais utilizados em pequenas potências, ou quando não existe uma rede trifásica disponível, como em áreas rurais. Quando construídos para baixa tensão as bobinas do estator são formadas de fios com seção circular e esmaltados; as ranhuras do estator são neste caso do tipo semiabertas.

No caso de enrolamentos de alta tensão os condutores são de seção retangular e as bobinas recebem uma camada extra de isolação com material a base de mica, sendo que as ranhuras são do tipo aberta.

A conexão dos enrolamentos segue o mesmo padrão que para as máquinas de indução, havendo máquinas com enrolamentos para ligação série-paralela, estrêla-triângulo e máquinas com tripla tensão nominal.

O rotor é também formado de chapas laminadas justapostas que em geral são do mesmo material que o estator (aço-silício). Do ponto de vista construtivo existem dois tipos básicos de rotores: rotores contento pólos

Salientes e rotores contendo pólos lisos. Esta diferenciação conduz a modelos equivalentes diferentes, mas não altera em nada o princípio de funcionamento, que permanece idêntico para ambos.

MÁQUINAS ASSÍNCRONAS

A primeira indicação de que poderia haver um intercâmbio entre energia mecânica e energia elétrica foi mostrada por Michael Faraday em 1831, através da lei da indução eletromagnética, considerada uma das maiores descoberta individuais para o progresso da ciência e aperfeiçoamento da humanidade.

Baseando-se nos estudos de Faraday, o físico Galileu Ferraris, em 1885, desenvolveu o motor elétrico assíncrono de corrente alternada.

Com uma construção simples, versátil e de baixo custo, aliado ao fato de utilizar como fonte de alimentação a energia elétrica, o motor elétrico é hoje o meio mais indicado para a transformação de energia elétrica em mecânica. Motores de Indução Trifásicos - Motores Assíncronos

De todos os tipos de motores elétricos existentes, este é o mais simples e robusto. É constituído basicamente de dois conjuntos: estator bobinado e conjunto do rotor.

O nome “motor de indução” se deriva do fato de que as correntes que circulam no secundário (rotor) são induzidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com