TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS-MASP E PDCA – A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESTAS METODOLOGIAS

Por:   •  13/1/2018  •  Artigo  •  3.762 Palavras (16 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 16

MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBEMAS-MASP E PDCA –

A IMPORTANCIA DA UTILIZAÇÃO DESTAS METODOLOGIAS

ROSA¹, Francisco Reginaldo; BARROS², Andrew da Silva.

1 Professor na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

2 Pós Graduando na Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

frrfrancisco@gmail.com; andrewsilvabarros@gmail.com.

RESUMO

A competitividade do mercado vem exigindo das empresas, cada vez mais, uma postura arrojada e de diferenciação no cenário mundial. Neste contexto, as empresas buscam na gestão da qualidade uma maneira de conseguir benefícios como melhorias na produtividade e qualidade, redução de custos, aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, o alcance de melhor competitividade.

Pautado por pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa aplicada com coleta de dados secundários em sites específicos para ilustrar os conceitos trabalhados nesta pesquisa, o objetivo principal deste artigo é estudar e verificar a importância da aplicação da metodologia MASP e do ciclo PDCA, que dentre as ferramentas de apoio à gestão da qualidade, se destacam por possibilitarem a análise de problemas de forma eficaz e apoiar a busca por soluções para eliminar ou amenizar o impacto destes problemas, tem também como propósito trazer conceitos esclarecedores sobre a temática.

Palavras-chave: Gestão da Qualidade. Metodologia MASP. PDCA. Competitividade.

1. INTRODUÇÃO

Todas as organizações possuem problemas que dificultam o alcance de melhores índices de produtividade, bem como a obtenção de produtos e serviços com melhor qualidade. Deming (1990) afirma que 85% das razões das falhas que comprometem a expectativa do cliente são relacionadas à deficiência dos processos produtivos e sistemas de apoio à gestão. O não atendimento das expectativas dos clientes pode implicar em quedas nas vendas, perdas de mercado e por em risco a sobrevivência da organização (CARPINETTI, 2010).

A identificação, análise, controle e atuação na causa raiz dos problemas como forma de atenuá-los ou suprimi-los é um grande desafio para as organizações. O acirramento da concorrência na busca pela ampliação e sustentabilidade dos negócios exige das organizações competências mercadológicas e uma elevada capacidade competitiva em aspectos como custo, prazo e inovação (PRYBUTOK; RAMASESH, 2006).

Neste contexto, o gerenciamento estratégico da qualidade tende a refletir em benefícios amplamente conhecidos pelos gestores, proporcionando para a organização melhorias na produtividade, redução de custos, aumento da satisfação dos clientes e, consequentemente, o alcance de melhor competitividade.

A escolha desse tema surgiu da necessidade de adquirir conhecimentos teóricos do assunto em questão, tendo como objetivo principal estudar e verificar a importância da aplicação da metodologia MASP e do ciclo PDCA, que dentre as ferramentas de apoio à gestão da qualidade, se destacam por possibilitarem a análise de problemas de forma eficaz e apoiar a busca por soluções para eliminar ou amenizar o impacto destes problemas (CAMPOS, 2004; CARPINETTI, 2010).

A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi o método de pesquisa exploratória, com a finalidade de proporcionar maior familiaridade com o tema em questão.

O levantamento de dados relevantes à pesquisa se dará através de bibliografias, ou seja, a partir de material já elaborado, constituído de livros, revistas e artigos científicos. Serão adotados autores consagrados, que tenham uma vasta experiência sobre o assunto abordado e autores/livros que abordem o tema e/ou afins como referência complementar. Deseja-se também que esse artigo sirva como referencial teórico para futuros trabalhos que adotem o tema em questão.

2.CONCEITO DE QUALIDADE

De acordo com Maiczuk (2013), a qualidade é um conjunto de atributos que tornam um serviço plenamente adequado ao uso, sempre atendendo as necessidades dos clientes a um preço que eles estejam dispostos a pagar e produzindo dentro de suas expectativas de forma confiável, acessível e segura.

Conforme Indezeichak (2005), o gerenciamento da qualidade dos produtos e serviços, estabelece um aumento da competitividade da empresa, com foco na melhoria de produto e processos visando satisfazer os clientes.

Paladini (2002) afirma que a avaliação da qualidade sempre teve um espaço no gerenciamento das organizações, a fim de se obter um ambiente competitivo para desenvolver estratégias que viabilizem o processo de avaliação.

Para Martins (2007), todas as visões de qualidade indicam que o foco está direcionado principalmente à satisfação dos clientes e mercados e, consecutivamente, à melhora dos resultados empresariais.

Para manter a qualidade dos produtos ou serviços prestados dentro dos padrões e especificações, dependem de vários fatores. Estes fatores facilitam o planejamento, controle, monitoramento e a melhoria continua para o alcance das metas. Para manter todo este processo, podem-se utilizar algumas ferramentas e métodos nos processos produtivos e operacionais, sendo que, existe uma metodologia estruturada que, basicamente, são utilizadas nas organizações que buscam a qualidade de seus produtos, serviços e principalmente nos indicadores (RODRIGUES, 2013).

2.1. Planejamento da qualidade

De acordo com Rodrigues (2013), o monitoramento e o gerenciamento dos processos operacionais de qualquer organização são premissas básicas para redução de deficiência produtiva e consequentemente a garantia de obtenção de produtos finais que atendam as especificações pré-determinadas e expectativa do indicador de metas. Ainda de acordo com o autor, neste aspecto, o planejamento e controle da qualidade consistem na utilização de ferramentas e metodologia específicas do programa de qualidade, tendo elas como objetivo a manutenção e continuidade da conformidade dos processos operacionais.

2.2. Qualidade nos processos

Conforme Rodrigues (2013), o processo de uma organização tem o objetivo de produzir um efeito que leva ao objetivo final do processo, que é promover a satisfação de todos os indicadores e metas internas, assim atendendo de forma global os objetivos da organização.

Ainda Rodrigues (2013), após o planejamento e o controle da qualidade tem-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (79.8 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com