TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de Ánalise e Solução de Problemas (MASP)

Por:   •  11/1/2016  •  Artigo  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 8

 Projeto MASP

 

  • Introdução ao MASP

 

Na busca pela competitividade, a gestão da qualidade é um fator decisivo na sobrevivência das organizações. As atividades relacionadas com a qualidade são amplas e consideradas essenciais para o sucesso estratégico.  

 

  1. importância da utilização de métodos para solução de problemas está na possibilidade de melhoria dos níveis de serviço em relação a custo e produtividade sem a pretensão de uma padronização rígida, mas com um controle para alcançar alto desempenho nos aspectos que o cliente valoriza.

 

Cria-se assim o MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas) uma ferramenta sistêmica de abordar situações que podem exigir tomada de decisão devido a uma situação insatisfatória, um desvio do padrão de desempenho esperado ou de um objetivo estabelecido, reconhecendo a necessidade de correção, seguindo alternativas de ação. Estas situações são tratadas utilizando ferramentas da qualidade de uma maneira sequencial e padronizadas, com o ciclo de definição, análise, melhoria, padronização e controle do problema (ARIOLI, 1998).

 

A idéia básica do MASP é: pensar logicamente e usar evidências (dados) que apoiem a lógica; entender a relação entre as causas e os resultados; encontrar quais as causas que no processo são relevantes; eliminar as causas relevantes no processo; e melhorar o resultado.

 

A metodologia MASP baseia-se em fatos e dados para comprovar as hipóteses levantadas. A aplicação não assegura totalmente a solução dos problemas, pois as causas nem sempre podem ser identificadas ou ultrapassam o conhecimento das equipes de trabalho.

 

 

 

  • Apresentação da Empresa

 

  1. JCA SILVEIRA SERVIÇOS EM ELÉTRICA E REFRIGERAÇÃO LTDA ME é uma empresa que trabalha na prestação de serviço no desenvolvimento e implantação de projeto de sistemas elétricos com alta eficiência energética em edificações industriais e comerciais.

 

Foi fundada no dia 09 de Abril de 2012 na Cidade do Rio de Janeiro e realiza atualmente dois atendimentos em média por mês.

 

 

 

 

 

 

 

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

 

 

1.1 - ESCOLHA DO PROBLEMA

 

O problema identificado envolveu diretamente a organização da JCA, uma pequena e jovem empresa (menos de um ano no mercado) de engenharia elétrica, voltada para instalação e manutenção elétrica e civil.

 

O problema trabalhado se trata da insatisfação dos diretores da empresa com a quantidade na solicitação de orçamentos e consequentemente a demanda de negócios “fechados”; A solicitação de orçamentos era menor do que o desejado, a empresa tinha capacidade de realizar com eficiência mais trabalhos do que o solicitado, entretanto, mesmo assim, a demanda não crescia de forma satisfatória.

 

 

 

1.2 - HISTÓRICOS DO PROBLEMA  

 

Dos 10 meses de existência da empresa, apenas uma vez a meta de serviços

realizados por mês foi alcançada, como mostrado no gráfico abaixo.

 

 

[pic 2]

 

 

 

 

 

 

 

1.3 - PERDAS ATUAIS E GANHOS VIÁVEIS

 

Os ganhos ideais chegam a ser muito maiores do que os reais, como mostrado no gráfico abaixo.

 

[pic 3]

 

 

2. - OBSERVAÇÃO

 

O mercado esquenta com o término do carnaval e continua assim até dois meses antes do término do ano, após este período, o número de solicitações cai bruscamente. Esta característica não é exclusiva da JCA e é encontrada também na maioria das empresas que atuam nesta área.  

 

3. - ANÁLISE

 

 

3.1 - DEFINIÇÃO DAS CAUSAS INFLUENTES

 

A diretoria junto com os seus funcionários, montaram um grupo que levantaram as hipóteses para as possíveis causas do problema através de um Brainstorming. Foi elaborado abaixo um diagrama de Ishikawa para o caso analisado:  

 

[pic 4] 

 

De posse de todos os dados obtidos até esta etapa, o grupo analisou cada etapa levantando as hipóteses mais prováveis que poderiam ser a causa do problema, como mostra o quadro abaixo:

 

Hipótese 01

Falta de ação comercial por parte do setor de vendas

Hipótese 02

Pequena divulgação da empresa no mercado

Hipótese 03

Falta de identificação visual da empresa

 

         Como foram poucas as hipóteses levantadas, não descartaremos nenhuma.

 

 

3.2 - ANÁLISE DAS CAUSAS MAIS PROVÁVEIS (VERIFICAÇÃO DAS

HIPÓTESES)

 

Depois de levantadas as hipóteses, o grupo votou nas causas mais importantes, os

resultados estão representados no diagrama de Pareto abaixo.

 

[pic 5]

 

 

Percebe-se então que a maioria das causas é relacionada ao departamento de marketing. No momento que este não consegue uma divulgação efetiva, a empresa permanece no anonimato, perdendo diversas solicitações de trabalhos.

 

Fatos que comprovam esta tese é a dificuldade de encontrar o site da empresa apenas usando seu nome em sites de pesquisa online, a inexistência de panfletos, Falta de divulgação em revistas especificas, Falta de equipe comercial realizando a apresentação nas empresas especificas e inexistência de encaminhamento de malas diretas. Visualizamos apenas os cartões comerciais disponíveis no escritório da empresa.

 

Após a análise de nossa votação, Identificamos a necessidade de um plano de ação emergencial, na área comercial, para correção de nossa estratégia comercial. Verificamos que seria essencial para atingirmos as metas iniciais traçadas por nossa Diretoria uma dedicação e investimento na divulgação de nossa empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (946.4 Kb)   docx (634.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com