TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método de Análise e Solução de Problemas MASP

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY – UNIGRANRIO

MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP)

Duque de Caxias

Junho/2016.


UNIVERSID\ADE DO GRANDE RIO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY – UNIGRANRIO

MÉTODOS DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP)

Ingrid Cristina

Duque de Caxias

Junho/2016

SUMÁRIO

      1.0-Introdução...........................................................................................................Pág.3

2.0- MÉTODO DE ANALISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS - ( MASP)....Pág.4

2.1- Identificação do problema................................................................................Pág.5

2.2- Observação.........................................................................................................Pág.6

2.3- Análise................................................................................................................Pág.7

2.4- Plano de ação.....................................................................................................Pág.8

2.5- Ação....................................................................................................................Pág.9

2.6- Verificação.........................................................................................................Pág.10

2.7- Padronização.....................................................................................................Pág.11

2.8- Conclusão...........................................................................................................Pág.12

3.0- CONCLUSÃO DO TRABALHO...................................................................Pág.13

4.0- FONTES............................................................................................................Pág.14

Introdução

O presente trabalho refere-se a gestão da qualidade, relativamente à métodos de analise e solução de problemas e tem como objetivo segundo instrumento da segunda avaliação.

3

2.0 - METODOS DE ANALISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

O MASP resume como as ferramentas da qualidade podem ser usadas por uma organização que queira pautar sua gestão pela busca da qualidade.

Não adianta usar métodos e ferramentas se não houver uma mudança cultural na organização.

       O uso de alguma ferramenta usada de maneira individual pode até ajudar a empresa a obter alguma melhora na sua qualidade, mas só o uso de todas elas juntas e de modo coordenado podem ajudar a empresa a atingir um patamar para competir com outras empresas.

       Para o funcionamento das ferramentas ocorra é necessário também a colaboração e a vontade de uma mudança cultural da empresa. O MASP serve para agrupar e organizar as ferramentas, gerando assim uma analise e resolução de problemas mais rápidos.

[pic 1]

4

2.1 – IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Identificar e delimitar claramente o problema que se quer resolver. Escolhe-se o problema, seu histórico, mostram-se as perdas e os eventuais ganhos decorrentes de sua solução.

   

  O problema é destacado e detalhado minimamente por meio de uma analise de dados passados, para ver o numero de perdas e ganhos gerados.

     Na identificação de problemas é utilizado o Gráfico de Pareto com o intuído de definir a área onde se tem mais ganho de capital e priorizar a melhoria de problemas daquele setor ou produto, para saber quem é o responsável e definir uma data para a resolução.

[pic 2]

5


2.2 – OBSERVAÇÃO

Descobrir as características do problema. Isso pode ser feito por meio da coleta de dados e da observação direta no local onde o problema ocorre.

A observação é usada para que descubram as características dos problemas, ela pode ser feita por meio de coleta de dados ou pela observação da área com problemas. Geralmente os dados são coletados por meio de algumas ferramentas de qualidade, umas delas é a folha de verificação.

Quando a observação é concluída, utilizam os dados achados para criação de um cronograma, a quantia que será gasta para a solução e quando e onde será feito.

[pic 3]

[pic 4]

6

2.3 – ANÁLISE

Descobrem-se as causas e o diagrama de causa-efeito e é uma das ferramentas a ser usada nesse momento.

Elegem-se algumas causas como as mais prováveis e faz-se a análise de cada uma delas. Testam-se as hipóteses mais prováveis e aplica-se a melhor alternativa para cada problema.

Na analise procura se descobrir as causas dos problemas da organização, para isto algumas ferramentas podem ser usadas, tais como, diagrama de causa e efeito, o diagrama de relações, de dispersão e histogramas.

Umas das recomendações é que seja feito o teste das hipóteses mais prováveis, para se ter certeza de que são realmente as causas do problema, ou descobrir outras causas. Fazendo assim que o processo de análise seja todo refeito.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

7

2.4 – PLANO DE AÇÃO

Momento de se elaborar a estratégia e o plano de ação. É preciso certificar-se de que as ações propostas atuarão realmente sobre as causas, e não sobre os efeitos, e que não terão efeitos colaterais, ou que seus efeitos colaterais serão contornáveis.

No plano de ação é feita a elaboração da estratégia, é preciso ter certeza de que as soluções achadas resolverão as causa e não os efeitos, mas, se tiverem efeitos colaterais eles devem ter soluções praticas e imediatas.

É preciso analisar também os custos e se as soluções trarão um bom resultado. Uma ferramenta utilizada no plano de ação é a do 5w1h, atualmente 5w2h’s.

[pic 8]

8

2.5 – AÇÃO

Definido o plano de ação é preciso colocá-lo em prática. O primeiro passo é divulgá-lo a todos por meio de reuniões participativas e treinamento. A partir daí executa-se efetivamente o plano, registrando os resultados dessa execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (625.9 Kb)   docx (544.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com