TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquina CNC Com 3 Eixos Controlada Por Um Microcontrolador 8051

Por:   •  21/8/2017  •  Artigo  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 14

 Máquina CNC Com 3 Eixos Controlada Por Um Microcontrolador 8051

Dailton Comenale Pires, Marcelo Rusiska do Nascimento e Mauro Sartori Koermandy

UNIP - Universidade Paulista - Campus Indianópolis

Resumo ─ Este trabalho descreve o design e o desenvolvimento de uma máquina CNC com 3 eixos controlada por um microcontrolador 8051. O sistema desenvolvido é composto do conjunto mecânico, dos circuitos eletrônicos usados para controlar os motores de passo e do software desenvolvido para controlar a máquina CNC. O código assembly otimizado foi transferido do software para o hardware.

Palavras-chaves ─ CNC, microcontrolador.

I. INTRODUÇÃO

[pic 1]

       NC  ou  Controle   Numérico  Computadorizado  é   uma

       forma especializada e versátil de automação. A máquina CNC é uma das máquinas mais usadas na indústria porque através dela é possível produzir muitas estruturas com diferentes graus de complexidade, atendendo a necessidades específicas. A flexibilidade é muito interessante para produzir diversos trabalhos autônomos e de alta confiabilidade. Antigamente, no desenvolvimento destes tipos de máquinas, nenhum equipamento eletrônico era associado à computadores, dificultando a programação em memória. Mas as máquinas CNC evoluíram com a adoção de computadores, paralelamente à melhoria no desenvolvimento de microprocessadores e memórias eletrônicas.

A máquina CNC apresentada neste trabalho enfatiza diversos aspectos do seu design, como: número de eixos, estrutura mecânica, sistema de deslocamento e hardware usado na implementação do sistema de controle (microcontrolador e outros dispositivos). Os motores de passo usados para dar posição, velocidade e aceleração também variam.

Neste trabalho é descrito as características e vantagens de uso do microcontrolador 8051 para controle do movimento das coordenadas dos eixos da máquina CNC.

Agilidade, precisão e integração são as características que definem a máquina CNC deste projeto. Busca-se uma integração de qualidade entre hardware e software para inovar, unificar processos e evitar o desperdício de tempo. Permite a criação de desenhos técnicos com detalhamento da engenharia da peça ou produto, sobre qualquer perspectiva. A solução apresentada se estende ao uso individual ou em pequenas linhas de produção e para isso são usados materiais de baixo custo.

Abaixo a “Fig. 1.” ilustra a máquina CNC construída através de todo o desenvolvimento da estrutura física e eletrônica propostas.

 

[pic 2]

Fig. 1. Máquina CNC construída.

II. METODOLOGIA EMPREGADA

Devido às particularidades da máquina CNC desenvolvida, a mesma é composta basicamente de sua estrutura dividida entre Hardware e Software.

  1. Hardware

Os diversos materiais usados para compor todo o conjunto mecânico e eletrônico da máquina CNC foram definidos após análises bibliográficas, pesquisas de mercado, testes unitários e simulações práticas desenvolvidas em aula nos laboratórios da Universidade Paulista. A estrutura divide-se em sistema estrutural, sistema de deslocamento e sistema eletrônico.

Na tabela I são definidas as especificações do sistema estrutural. A escolha pelas madeiras náutica e de sedro foi feita devido a sua forte resistência e fácil modelação e acabamento. Para estruturas auxiliares de apoio de polias e montagem dos carros de deslocamento foram utilizadas chapas de alumínio.

TABELA I

SISTEMA ESTRUTURAL

Produto

Tamanho

Quantidade

Madeira nautica - Base

(1500 x 870 x 15)mm C x L x A

1

Madeira Sedro - Altura

(400 x 300 x 15)mm

C x L x A

2

Madeira Sedro - Carrinho de deslocamento

(400 x 70 x 15)mm

C x L x A

5

Chapa de alumínio - Estruturas auxiliares

(400 x 400 x 2)mm

C x L x A

1

Na tabela II são definidas as especificações do sistema de deslocamento, composto de diversos componentes mecânicos além dos motores de passo que geram o movimento de todo o sistema.

Foram utilizadas guias, rolamentos, mancais de apoio, polias e correias dentadas para a montagem da estrutura de deslocamento.

TABELA II

SISTEMA DE DESLOCAMENTO

Produto

Tamanho

Quantidade

Guia Cilindro S/Cromo NI-W 12

1300 - Ø12

2

Guia Cilindro S/Cromo NI-W 12

870 - Ø12

2

Guia Cilindro S/Cromo NI-W 12

300 - Ø12

2

Rolamento Linear - LME12UUAJ

NA

12

Mancal em Alumínio Modelo SK12

NA

12

Motor de Passo SM1.8-B2SB-SE - Tensão (12V) - Caract. Básicas (5 kgf.cm)

NA

2

Motor de Passo SM18-A16SE. 1.8º - Tensão 12V- Unipolar

NA

1

Motor de Passo SM1.8-B2SB-SE - Tensão (12V) - Caract. Básicas (5 kgf.cm)

NA

2

Polia dentada com aba de segurança

Ø35

12

Correia dentada

NA

10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (375.5 Kb)   docx (656.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com