TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NICHOS DE TRABALHO DO ENGENHEIRO CIVIL

Por:   •  25/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS

Nichos de trabalho do Engenheiro Civil

Introdução à Engenharia Civil

Michel Venicius Soares

São Leopoldo, 20 de Abril de 2016

NICHOS DE TRABALHO DO ENGENHEIRO CIVIL

Um engenheiro civil formado é capaz de projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos. Também pode fazer obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água, estações de tratamento de água e de esgoto.

Também pode fazer cálculos estruturais, com resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto armado e protendido, bem como estruturas metálicas e de madeira.

Engenheiros também podem fazer vistorias, orçamentos, avaliações de necessidade de obras, etc. Um engenheiro também pode trabalhar em empresas de consultoria, fazendo serviços de inspeção, reforço e laudos na área.

Na parte de construção, um engenheiro é capaz de construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios, shoppings, aeroportos, etc.

Na parte de topografia e geotecnia, um engenheiro é capaz de mexer com a mecânica dos solos, fundações, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informação geográfica, e medição de terrenos.

Na parte hidráulica, um engenheiro pode planejar, projetar e construção de obras de aproveitamento hídrico, abrangendo os sistemas urbanos (esgotos, drenagem e abastecimento de água), industriais e prediais, e os sistemas de irrigação agrícola, controle de enchentes e os aproveitamentos hidroenergéticos.

Se tratando de indústria, um engenheiro pode trabalhar em indústrias do ramo, como fábrica de materiais para alvenaria estrutural ou de moldes.

Para finalizar, engenheiros civis podem trabalhar com segurança do trabalho, na área de desempenho das atividades referentes à proteção, higiene e segurança do trabalhador, a segurança dos locais de trabalho, das instalações e dos equipamentos, controles de riscos e poluição, equipamentos de proteção e combate a incêndios, controle e eliminação de agentes agressivos ao meio ambiente (calor, ruído, poluentes, radiações, agentes químicos e biológicos), equipamentos de proteção individual e coletiva, treinamento e conscientização do trabalhador, etc.

São Leopoldo, 06 de Abril de 2016

________________________

Michel Venicius Soares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com