TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Dissertações: NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A escola é espaço de transformação e tem o objetivo de colaborar para a formação do educando relacionada à vida e o convívio social. Levando em conta que hoje se vive em uma sociedade moderna, na qual ocorrem situações em que a tecnologias se fazem presentes e necessárias, cabe à escola ensinar os educandos a usá-las, a fim de favorecer esse convívio social.

A humanidade vem evoluindo significativamente e, dessa forma exige cada vez mais do campo educacional, o que torna necessário que os educadores busquem novos recursos, capazes de colaborar para aprendizagem eficaz. O Século XXI, marcado por vários avanços tecnológicos, fez da escola um desafiador de muita responsabilidade, visto que as tais tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia. Cabe ressaltar que ao ambiente educacional fica a tarefa de preparar os pequenos cidadãos para que não tenham falta de qualificação e conhecimento que gere um abismo tecnológico nas diversas profissões.

É neste novo contexto educacional que surgem novidades nos conteúdos propostos e também na formação do aluno, visto que o ensino atual se baseia em competências e habilidades que permitem possibilidades para o uso e a aplicação das Tecnologias da Comunicação e Informação.

A reforma no ensino visa uma educação mais eficaz e para isso é necessária uma profunda mudança de conteúdos e métodos. Nesta perspectiva a proposta deve apresentar uma nova visão do saber e do aprender oferecendo assim novas possibilidades dos processos educacionais. (MINGUET, 1998, p. 129)

Dessa forma, pode-se afirmar que o uso das TICs, é muito favorável para a construção do conhecimento, sendo capaz de propiciar condições que façam do educando um indivíduo ativo e crítico, através da interação com a cultura, deixando de ser o passivo receptor de outrora. Com o uso delas pode-se tornar possível aos educandos o ato de interpretar valores, conhecimentos, crenças, comportamentos, que contribuirão para a formação deles como cidadãos, capaz de torná-los realmente sujeitos prontos para o convívio social. Além disso, acredita-se que com o uso da tecnologia, permite-se na escola uma dinâmica que vem ajudar os processos de ensinar de forma prazerosa tanto para o aluno como para o professor, sendo que pode contribuir para a inovação e a dinamicidade das aulas.

PLANO DE AULA - Língua Portuguesa

Conteúdo: Leitura

Objetivo:

- Estimular ao hábito de pesquisar corretamente;

- Identificar fontes confiáveis para pesquisa na internet.

Conteúdo:

- Procedimentos de seleção de fontes de pesquisa

Público Alvo: 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Tempo estimado: Aproximadamente duas aulas.

Material necessário: Computadores com acesso à rede.

Desenvolvimento

1ª etapa:

- Escolher um tema de estudo adequado aos seus alunos;

- Estabeleçer os pontos mais importantes para investigar (definir as perguntas a serem respondidas na pesquisa).

2ª etapa:

- Na sala de informática, perguntar sobre os sites que eles conhecem, questioná-los se pesquisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com