TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nanotecnologia

Resenha: Nanotecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

A nanotecnologia vem revolucionando o mundo científico e tecnológico nos últimos 20 anos. Ao longo das últimas décadas, o crescente interesse pelas pequenas dimensões levou ao aparecimento da nanociência e da nanotecnologia como áreas científicas de extrema importância. O estudo da nanotecnologia compreende o desenvolvimento e construção a partir dos átomos. A nanotecnologia engloba muitas áreas de pesquisa, dos diversos setores da indústria e das áreas estratégicas.

De maneira bastante simplificada, o princípio básico que suporta a nanotecnologia se baseia no fato de que propriedades da matéria dependem não só da sua composição e estrutura, como também de seu tamanho e formato. Abaixo de um determinado tamanho crítico, sempre na ordem de alguns nanômetros (daí o termo nanociência e nanotecnologia – a ciência e tecnologia da matéria em escala nanométrica), as propriedades de um determinado material se tornam diferenciadas daquelas observadas para o mesmo material em escala macroscópica. Desta forma, novos materiais, com propriedades diferenciadas, passaram a ser preparados somente pelo controle de tamanho e forma de materiais já conhecidos, ampliando significativamente o leque de oportunidades (ZARBIN,2007).

O grafeno, alótropo do carbono recentemente isolado é considerado o bloco de construção básico para as nanoestruturas de carbono, com exceção do diamante. Uma folha de grafeno manipulada de formas diferentes pode transformar-se em outras formas de carbono (BALUCH et al, 2008).

O termo “grafeno” foi usado pela primeira vez em 1987, mas a definição oficial foi dada pela International Union of Pure and Appplied Chemistry (IUPAC) em 1994. Em 2004, pesquisadores conseguiram isolar pequenos fragmentos esfoliados a partir de grafite e após análises de caracterização verificaram que se tratava de uma estrutura de uma única camada de átomos de carbono (PEI et al, 2010). Na Figura 1 pode-se observar a estrutura cristalina do grafeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com