TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neumann

Exames: Neumann. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Arquiteturas de Von Neumann e de Harvard. Onde a de Neumann foi criada pela necessidade dos computadores armazenarem programas. E a teoria de Harvard foi desenvolvida pela necessidade de ter um computador mais rápido, com duas memórias diferentes.

2. ARQUITETURA DE HARVARD

2.1 Entre 1937 e 1944 foi criada a arquitetura de Harvard com o projeto do computador Harvard Mark I com o apoio da marinha norte-americana e da IBM e foi considerado o primeiro projeto de computador com muitas válvulas e reles, os cálculos eram realizados mecanicamente.

2.2 Tinha conceitos de computadores digitais e analógicos. Apesar de sua origem nos anos 40 só teve impulso novamente nos anos 70 com a criação de circuitos integrados como a interface controladora de periféricos (PIC)que Foram projetados para compensar o fraco barramento de I/O da sua CPU de 16 bits. Esta arquitetura foi desenvolvida com a necessidade de um microcontrolador mais rápido e eficiente, entretanto ele se distingue por possuir dois tipos de memorias independentes em termos de barramento, assim proporcionando o processador executar uma tarefa enquanto busca outra simultaneamente.

2.3 A principal vantagem desse acesso duplo é que a arquitetura possui uma quantidade menor de instruções ao acessar o programa "CODIGO" e assim são executadas em um único ciclo de CLOCK.

Assim sendo Os microcontroladores com arquitetura Harvard são conhecidos:

"microcontroladores RISC" (Computador com Conjunto Reduzido de Instruções).

2.4 Relação do processador - memórias:

3. ARQUITETURA DE VON NEUMANN

3.1 Em meados de 1945 John Von Neumann escreveu um artigo First Draft of A Report on the EDVAC. Esse artigo descreve o funcionamento dos componentes dentro de uma lógica matemática tendo as arquiteturas dos computadores comerciais disponível até hoje, conhecida como arquitetura de John Von Neumann.

3.2 Com a dificuldade do funcionamento do ENIAC ficou evidente a necessidade de progresso no computador e a Arquitetura Von Neumann foi uma das responsáveis pela mudança e o progresso da computação na década de 40, onde sua principal característica era a possibilidade de uma maquina digital era armazenar seus dados no mesmo espaço da memoria podendo manipular ao mesmo tempo suas atividades. As dificuldades do ENIAC eram enormes, e demandavam tempo para serem concluídas como por exemplo; desde fluxogramas, cédulas de papel até a difícil e árdua tarefa de religa-lo fisicamente onde demorava quase um mês para começar a trabalhar novamente. A proposta inicial de Neumann sugeria que as instruções fossem armazenadas na memória do computador. No começo as entradas de dados eram utilizadas por meio de cartões perfurados, assim desenvolveu os circuitos. Esta arquitetura se caracteriza pela possibilidade de armazenarmos os programas no mesmo espaço de memória assim possibilitando manipula-los mais facilmente.

3.3 Assim concluindo; Von Neumann, propõe uma maquina com as seguintes características;

* Uma unidade de processamento central, para executar operações lógicas e aritméticas;

* Ter uma unidade de controle, para determinar o sequenciamento das instruções a serem executadas por meio de sinais de controle;

* Que as Instruções dos programas armazenadas seja de maneira sequencial, assim facilitando a busca de dados;

* Existência de registradores dedicados ao armazenamento dos operandos e dos resultados das operações;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com