TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DE FREQUENTADORES DE ACADEMIA AO AR LIVRE DA CIDADE DE ESPINOSA-MG

Por:   •  2/12/2019  •  Artigo  •  5.307 Palavras (22 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

SOCIEDADE EDUCACIONAL VERDE NORTE S/C Ltda FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE

CURSO BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

PAULO RAPHAEL SANTOS TOLENTINO

PERFIL DE  FREQUENTADORES DE ACADEMIA AO AR LIVRE DA CIDADE DE  ESPINOSA-MG

PAULO RAPHAEL SANTOS TOLENTINO

PERFIL DE  FREQUENTADORES DE ACADEMIA AO AR LIVRE DA CIDADE DE ESPINOSA-MG

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em Educação Física Bacharelado da Faculdade Verde Norte, mantida pela Sociedade Educacional Verde Norte S/C Ltda, como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Educação Física.

        Orientadora: Mariana Rocha Alves

Linha de pesquisa:

Atividade física e saúde

Palavras-chave:

Academia ao ar livre. Saúde. Profissionais.

PAULO RAPHAEL SANTOS TOLENTINO

PERFIL DE  FREQUENTADORES DE ACADEMIA  AO AR LIVRE DA CIDADE DE ESPINOSA-MG

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Verde Norte, mantida pela Sociedade Educacional Verde Norte S/C Ltda, como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Educação Física.

Aprovado em 07/06/ 2019        

Banca Examinadora

[pic 2]

Convidado

Formação:

Instituição:

[pic 3]

Orientador: Mariana Rocha Alves

Formação/titulação: Faculdade Verde Norte – FAVENORTE

[pic 4]

Coorientador

Formação/titulação: Instituição

Lista de abreviaturas e siglas

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

AAL – Academia ao Ar Livre

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa

FAVENORTE – Faculdade Verde Norte

SUS – Sistema Único de Saúde

TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

TCLI–Termo de Consentimento Livre e Informado

Resumo da proposta

A prática de atividades físicas está mais presentes hoje em dia e com isso a busca pelas academiasao ar livre vem aumentando para indivíduos de diversos perfis e faixas etária que buscam qualidade de vida, estetica corporal, socialização, entre outros. O objetivo presente no estudo foi identificar qual o perfil dos frequentadores das academias ao ar livre da cidade de Espinosa  Minas Gerais. Os objetivos específicos: identificar o publico presente nas academias ao ar livre da cidade de Espinosa-MG;Verificar qual a faixa etária dos frequentadores das academias ao ar livre da cidade de Espinosa-MGVerificar qual o sexo dos participantes das academias ao ar livre da cidade de Espinosa-MG, idenficicar os motinos que levam a frequentar a academia ao ar livre da cidade de Espinosa-MGEsse trabalho se justifica no interesse de perceber diversos públicos diferentes nas academias ao ar livre , tornar esse dado científico pode contribuir de forma significativa na gestão dos organizadores responsaveis pela gestão das academias ao ar livre, uma vez que o estudo evidenciará o perfil dos frequentadores, expondo também o público que está em falta nas academias. Este estudo foi constituído de uma pesquisa direta de campo com método descritivo sendo de caráter quantitativo com corte transversal. Foi aplicado um questionário com perguntas fechada contendo na pesquisa 62 frequentadores das academias  ao ar livre da cidade de Espinosa, os dados coletados foram tabulados estatisticamente através do Microsolft Excel 2007 e os resultados serão apresentados em forma de gráfico e tabela no Microsolft Word 2007[a].

Sumário

1. Introdução         05

2. Objetivos         08

3.Métodos         09

4. Resultados e Discussão         10

5. Conclusão         

6. Referências        

7. Apêndices I- Declaração de recursos próprios         

    Apêndices II- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido...............................................

    Apêndices III- Termo de Consentimento Livre e Informado ...............................................

    Apêndices IV- Questionário .................................................................................................

  1. Introdução[b]

De acordo os dados do [c]Ministério da Saúde (2011) as atividades físicas vêm cada vez mais crescendo na população mundial, tanto por questões estéticas ou de saúde, nesse sentido, foi implantado através do Ministério da saúde o programa Brasil saudável, ou seja, as academias ao ar livre (AAL).  O Ministério da Saúde, através da portaria de nº 719 de 2011 instituiu o Programa Academia da Saúde no âmbito do SUS que tem por objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infra-instrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer bem como a divulgação de modos de vida saudáveis (BRASIL, 2011).

A academia ao ar livre traz aos seus frequentadores os enormes benefícios proporcionados pelas atividades físicas, e que além de estimular os aspectos cognitivos e motores das pessoas, irá melhorar o humor, a autoestima, e chega a erradicar os vícios que os participantes possam estar submetidos. É importante ressaltar que a Educação Física representa um importante papel nesses ambientes ao ar livre, podendo proporcionar ao público vivências e aprendizagens significativas contribuindo nos processos reflexivos para hábitos saudáveis, prazerosos e sociais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (308.8 Kb)   docx (156.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com