TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influencia da atividade fisica nas academias ao ar livre

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.186 Palavras (17 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PIAUÍ

FACULDADE UNINASSAU / ALIANÇA

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ANTONIO LUCA DE OLIVEIRA

SILVANA RODRIGUES DE SOUSA PORTELA

QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO NAS ACADEMIAS AO AR LIVRE DA ZONA SUDESTE NO MUNICíPIO DE TERESINA - PI

TERESINA

2017


ANTONIO LUCAS DE OLIVEIRA

SILVANA RODRIGUES DE SOUSA PORTELA

                                                                

qualidade de vida do idoso nas academias ao ar livre da zona sudeste no municipio de teresina - pi

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito parcial para a obtenção da nota final.

Prof.MSc. Samuel Guerra Torres

TERESINA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 Problema de Pesquisa        4

1.2 Hipótese        4

1.3 Objetivos        4

1.4 Justificativa        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 Conceito        6

2.2 Aspectos importantes        6

3 METODOLOGIA        7

3.1 Procedimentos Éticos        7

3.2 Método de Pesquisa        7

3.3 Cenário e Participantes do Estudo        7

3.4 Coleta de Dados        7

3.5 Organização e Análise dos Dados        7

4 RECURSOS        9

5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICE        12

ANEXO        15

1. INTRODUÇÃO

A partir de observações do espaço urbano da região sudeste da capital, agregamos a percepção/aferição da demanda existente por atividades físicas de uma faixa etária da população, os idosos, ressaltando aqui sua menor capacidade motora.

 O envelhecimento pode ser entendido como um processo dinâmico e progressivo, caracterizado tanto por alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, quanto por modificações psicológicas. Essas modificações determinam a progressiva perda da capacidade de adaptação ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos, que podem levar o indivíduo à morte (FERREIRA et al, 2012).

No Brasil, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, estabelece, no seu Artigo 2.º, que o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhe todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade (CARVALHO et al, 2012).

 O envelhecimento é um processo complexo que envolve muitas variáveis (por exemplo, genética, estilo de vida, doenças crônicas) que interagem entre si e influenciam significativamente o modo em que alcançamos determinada idade. A participação em atividade física regular (exercícios aeróbicos e de forca) fornecem varias respostas favoráveis que contribuem para o envelhecimento saudável (MAZZEO et al, 1998).

Nesse percurso, este trabalho irá se deparar com problemas de saúde e sociais de uma população com idade mais avançada.

As observações vão ser construídas com uma atividade presencial nesses espaços, no caso aqui apresentado são praças que possuem aparelhos para o desenvolvimento de exercícios físicos, e a realização de entrevistas com idosos que utilizam estes mesmos ambientes para a execução de suas práticas.

A partir da demanda detectada procurar-se-á enquadrá-la numa direção que aponte melhorias na condução de exercícios físicos direcionados às pessoas de faixa etária mais elevada e que necessitam de cuidados diferenciados em relação ao desenvolvimento dessas atividades mencionadas, e que apontem numa direção de uma vida mais saudável para essa mesma população.

Então, iremos aqui desenvolver uma atividade teórica/prática que junte observações sobre a demanda por exercícios físicos de uma determinada faixa etária na região sudeste de Teresina e que leve em conta a necessidade de procedimentos e cuidados específicos que vão requerer uma população com idade mais avançada, apontando sempre para uma melhoria significativa da qualidade de vida e de inserção social.

Problema de Pesquisa

Qual a importância da qualidade de vida do idoso, praticante de atividade física nas praças de academia ao ar livre da zona sudeste no município de Teresina-PI?

Hipótese

Os idosos praticantes de atividades físicas nas academias ao ar livre da zona sudeste no município de Teresina-PI, tiveram uma melhoria na qualidade de vida, proporcionando, além da melhora da saúde, possibilidade de lazer e socialização, que contribuíram com melhorias no aspecto emocional, social e psicológico.

Objetivos

Objetivo geral

  • Avaliar a qualidade de vida do idoso nas academias ao ar livre da zona sudeste no município de Teresina-PI.

Objetivos específicos

  • Analisar quais as motivações da realização da atividade física pelos idosos nas academias ao ar livre;
  • Avaliar o bem-estar do idoso nas academias ao ar livre;
  • Promover através da prática de atividade física lazer e socialização dos praticantes.

1.4 Justificativa

A pesquisa mostrará que a prática de atividade física visa uma melhoria na qualidade de vida e é importante para o idoso, que terá mais facilidade de se locomover e desenvolver atividades do seu dia a dia e também caminhará para uma maior socialização, contribuindo para que pessoas possam fazer e encontrar amigos, combinar atividades de lazer fora da academia ao ar livre, conversar sobre felicidades e problemas e, sobretudo, compartilhar experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (235.3 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com