TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notas artigo

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo: Qualidade Total do Produto - ALMEIDA, Henrique Silveira de  e  TOLEDO, José Carlos de. Qualidade total do produto. Prod. [online]. 1992, vol.2, n.1, pp. 21-37. ISSN 0103-6513.

  1. NOTA CORRIDA:

A qualidade de um produto nunca foi um conceito fácil de definir, porém sempre foi necessário. Pelo fato de qualidade ser uma subjetividade ela pode ser considerada como diferentes fatores, dependendo do ponto de vista. Já a nível empresarial, a qualidade se baseia em conceitos e terias que permitem um melhor entendimento e uma melhor aplicação no dia a dia. Esses conceitos classificados como conceitos de produto, de acordo com o fabricante e o consumidor, e conceitos de qualidade, mais relacionado aos consumidores. A qualidade “final” é resultado de atividades e etapas que são feitas durante a produção como: desenvolvimento do produto, desenvolvimento do processo, produção e comercialização. Sendo assim, é refletida a necessidade para adequação ao uso dos produtos e a qualidade de conformação, ou seja, a conformidade com a qualidade oferecida, pois a qualidade de interesse final (do consumidor) é a que existe na etapa do consumo, proporcionando ao consumidor experimentar o produto de acordo e durante sua vida útil. A chamada Qualidade Total do produto, também é importante pelo fato de ser associada aos aspectos físicos do produto, mostrando sua natureza e seu propósito. Mas também são considerados fatores importantes, pois avaliam a durabilidade, confiabilidade, manutenção e disponibilidade. Sendo assim a qualidade tem características subjetivas de grande importância para a avaliação e consideração de um produto.

  1. NOTA ESQUEMÁTICA:

Conceitos básicos de produto e qualidade:

- Bens não duráveis;

- Bens duráveis;

- Serviços.

Ciclo de produção e qualidade:

- Desenvolvimento do produto;

- Desenvolvimento do processo;

- Produção e comercialização.

Qualidade total do produto: É avaliada pelo usuário dependendo das características tanto do produto físico como das associadas ao produto e dos parâmetros da qualidade total do produto.

Características principais a serem consideradas:

- Custo;

- Durabilidade;

- Manutenção;

- Disponibilidade.

  1. RESUMO:

Qualidade é o fator de maior importância no ranking de vendas e classificações de produtos comercializados. Com a ajuda de pesquisas com consumidores baseadas em várias etapas de produção até a etapa final (consumo) é possível identificar e sanar os problemas recorrentes nos produtos e em sua qualidade e, além disso, proporciona um reconhecimento da eficiência e do nível de satisfação dos clientes.

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com