TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nota de Artigo

Por:   •  9/2/2019  •  Artigo  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Indústria 4.0

Letra a)

        A era da indústria 4.0 teve início na Alemanha oriunda da união de conceito de internet das coisas com a automação industrial, visando integrar processos gerando customização da produção e inovação de produtos, esses fatores geram inteligência para a manufatura e infinitas possibilidades para os fabricantes. Essa nova era industrial apresenta grandes tendências de crescimento inclusive em nosso país, porém infelizmente ainda enfrenta diversos desafios a serem superados.

        Dessa forma, esse novo modelo industrial evolui a passos lentos no Brasil, uma vez que há um déficit de profissionais qualificados, esse impasse cria necessidade de investimentos na educação e em mão de obra especializada, tanto na esfera governamental como também na iniciativa privada. Além desse maior suporte na educação, é importante melhorias estruturais visando potencializar iniciativas desse segmento. Por isso, entende-se que a indústria 4.0 em nosso pais deve adaptar-se especialmente dada as condições precárias referentes a estrutura e qualificação dos profissionais, requisitos essenciais para o incremento da tecnologia, digitalização integração dos processos produtivos em uma organização.

Além da deficiência de profissionais capacitados em nosso país, para a indústria tornar-se mais competitiva, produtiva e com maior participação na economia, deve haver integração em todos os seus processos por meio de melhorias e mudanças em hardware e em software.

Com base nas informações apresentadas nas referências sugeridas, evidencia-se que atividade produtiva das indústrias possuem a tendência de maior integração entre seus processos, possibilitando a redução dos custos, seja na mão de obra seja no uso dos insumos (decorrente da automatização industrial). Além disso, a digitalização também minimiza os erros e riscos proporcionando melhoria significativa na qualidade e ainda no controle dos processos da empresa. Todos esses fatores aumentam o nível de serviços das organizações, sendo pilares essenciais para garantir a competitividade, principalmente devido a intensa concorrência decorrente da globalização.

Por isso, ao analisar o cenário a longo prazo, observa-se a tendência do investimento em tecnologia e integração nos processos, possibilitando as atividades produtivas automatizadas e sistemas de informação voltados a facilidade na resolução de atividades cotidianas. Assim, o ambiente corporativo torna-se cada vez mais inovador e criativo, com produtos de funcionalidades alinhados a novas necessidades, esse ambiente mercadológico exige organizações mais dinâmicas e flexíveis, proporcionando ainda maior valorização do capital humano, qualificando, treinando e direcionando os esforços dos colaboradores na elaboração das estratégias da empresa.

Letra b)

REFERENCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com