TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias

Pesquisas Acadêmicas: Novas Tecnologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 5

TÉCNICAS DE INFORMÁTICA

PROF.

QUARTA-FEIRA

CAMPUS:

CURSO: GESTÃO FINANCEIRA

TURMA: GF1Q07

TALITA SILVA DE JESUS RA: B8570B-0

Tendências Tecnológicas

Vários tipos de tecnologias vêm aparecendo e tomando conta do mercado. Novas tendências tecnológicas despontam neste início de ano. Primeiro, veio a adoção pesada da plataforma móvel da Apple pelos consumidores, que encantados com a mobilidade forçaram as empresas a apoiar o uso de dispositivos pessoais para fins profissionais.

O Android invadiu o mundo corporativo logo depois e chega agora o Windows 8, o mais recente esforço da Microsoft para manter seu império no mundo do PC intacto e ganhar participação de mercado em dispositivos móveis.

Com a chegada do Windows 8 esquenta a "batalha de dispositivos móveis", forte aposta para 2013, que está na lista das dez maiores tendências de TI nos próximos meses.

Algumas tecnologias que estarão em alta em 2013 e vão impactar a TI nos próximos meses:

Dispositivos móveis

Em breve, os telefones celulares vão ultrapassar os PCs como dispositivos mais comuns de acesso à web em todo o mundo.

A ascensão de dispositivos móveis sinaliza o fim do Windows como plataforma corporativa única.

Até 2015, a utilização de tablets vão atingir cerca de 50% da utilização de laptop, e o Windows provavelmente ficará em terceiro lugar na preferência das pessoas, atrás do Android e do iOs, da Apple. Como resultado, a participação da Microsoft no mercado provavelmente será reduzida para 60% e pode cair para 50%."

Nuvem pessoal substitui a noção de computador pessoal

Por ser um modelo tão vasto e capaz de empacotar recursos infinitos nenhuma plataforma, tecnologia ou vendedor vai dominá-lo. Isso também significa que TI terá de suportar quase tudo.

A computação em nuvem já é uma realidade, mas ainda não venceu a resistência de grande parte dos consumidores. O “cloud-computing” é um conceito que permite armazenar informações em um local remoto, oferecido e controlado por uma empresa especializada em armazenamento de dados, e que pode ser acessado pelo usuário em qualquer local que estiver. A resistência ao serviço nasce do mito de que suas informações pessoais podem ser mais facilmente roubadas. O que se ignora é que, por ter o negócio baseado na confiabilidade, os provedores desse tipo de serviço investem em proteção de dados de uma forma muito mais segura do que nos próprios PC´s dos usuários. A tendência é que haja uma forte migração de dados locais para as nuvens, diminuindo a necessidade de ter recursos de armazenamento local muito grandes.

Internet das Coisas

Tudo vai conectar-se à internet, incluindo câmeras, microfones, realidade aumentada, edifícios e sensores embutidos em todos os lugares. Em muitos casos, ela já se faz presente. A Internet das Coisas vai conduzir novos produtos, como os baseados em uso seguro ou de políticas fiscais. Também levantará novas questões.

Cloud computing

Como a adoção da nuvem cresce, os departamentos de TI terão de criar "serviços em nuvem" para servir como foco central para gerenciar o acesso à serviços externos.

Big Data estratégico

Projetos de Big Data estão se tornando mais econômicos para as empresas, graças, em parte, aos servidores e CPUs de baixo custo. Big Data estratégico, fará com que usuários executem projetos não mais isolados. Companhias vão incorporar a análise da grande massa de dados em mais atividades que desempenham.

Computação em memória (in-memory)

A Computação em memória permite que as atividades que consomem horas para serem executadas levem minutos ou apenas segundos. A computação em memória vai se tornar uma plataforma dominante no próximo ano ou dois, já que cada vez mais os usuários buscam consultas em tempo real.

Com uma tecnologia do tipo, é possível ter flexibilidade em modelos de negócio, como a compra via dispositivos móveis. Com um tablet em mãos, por exemplo, o cliente pode passar pelas gôndolas e escolher os produtos, processando o pagamento no cartão de crédito. Em vez de pegar os produtos, ele vai para casa e recebe a compra posteriormente.

Zettaflood

A capacidade de armazenamento de cinco exabytes foi criada em 2008, o equivalente a um bilhão de DVDs. Três anos mais tarde, diz o futurista, o montante de informação criada era de 1,2 zettabytes. Muita da informação criada neste momento já é multimídia, a previsão é que em 2014 90% do tráfego na web seja vídeo. Assim, a era do zettaflood demandará muito das redes.

Impressão em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com