TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALARME DE INTRUSOS COM ARDUINO

Por:   •  18/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

ALARME DE INTRUSOS COM ARDUINO 3

1 INTRODUÇÃO 4

1. 1. Objetivo 5

2. DESENVOLVIMENTO 6

2.1 Materiais utilizados 7

2.2 Métodos 10

2.3 Programação Arduino 14

3 CONCLUSÕES 18

4 BIBLIOGRAFIA 19

ALARME DE INTRUSOS COM ARDUINO

FURLAN, Geovana. SANTOS, BARBOSA, Bruno; SILVA, Isabela; MELO, Juliana; SOUZA, Amanda; SANTOS, Otávio; SANTOS, Selton; ASIS, Mateus; JUNIOR, Odair.

Orientador: ARANTES, Ricardo.

Atualmente os casos de furtos em residência tem aumentado gradativamente. Residentes optam por mais segurança contratando empresas que fornecem tais serviços, porem tem o custo muito elevado e não fornece a segurança necessária, fazendo com que a grande parte dos clientes não tenha confiança e nem como manter por causa do alto custo.

A ideia desse projeto é desenvolver um sistema simples e eficaz com um custo mais reduzido. O Arduino foi criado em 2005 por cinco pesquisadores que tinham a intenção de elaborar um dispositivo barato, funcional e de fácil programação.

Os materiais utilizados no projeto foram o Arduino Uno, uma placa sensorial capaz de sentir ondas de calor (um corpo em movimento), possui também resistores, capacitadores, cabo USB compatível, sirene emite um som alto, um cabo jumper e leds. O Arduino Uno e suas 14 portas digitais e 6 analógicas, passando por placas com maior poder de processamento, também utilizaremos o sistema de programação C++ que fará com que o processo seja desenvolvido.

Com esse dispositivo, as residências terão uma segurança simples mais eficiente, com um custo acessível, fazendo com que a mesma detecta qualquer tipo de movimento em sua residência, deixando assim os moradores mais seguros e satisfeito.

Palavras-chave: Segurança, Confiança, Custo

1 INTRODUÇÃO

Ter uma boa segurança gastando pouco é um sonho de muitos.

Frequentemente ao navegar na internet encontramos diversas propagandas de coisas que supostamente vamos conseguir abaixo do preço de todo o mercado com a mesma qualidade, e claro que na maioria das vezes quebramos a cara por não ser o que esperávamos.

E surge a pergunta, até que ponto podemos acreditar em tais informações, já que vemos pessoas mostrando fotos, fazendo vídeos de como ganham dinheiro com aquilo ou como é bom certo produto. Qualquer um pode criar aquela famosa história ‘’paguei a metade do preço naquele produto e ele realiza as mesmas funções’’.

Mas dessa vez vai ser diferente, o que vamos apresentar será um produto que muitos desejam, porém acabam não encontrando pelas devidas condições e falta de qualidade, um alarme para casas feito com um sistema mais simples, um alarme programado por Arduino, mas o que exatamente é um Arduino? Falando em termos práticos, as placas Arduino possuem funcionamento semelhante ao de um pequeno computador, no qual, pode-se programar a maneira como suas entradas e saídas devem se comportar em meio aos diversos componentes externos que podem ser conectados nas mesmas.

Esse produto será um componente mais barato do que os demais com basicamente todas as funcionalidades, será adaptado com toda a programação necessária e o aparelho de som com potência alta para realizar sua funcionalidade, alertar que algo não está correto naquele ambiente.

Segundo a folha de São Paulo em São Paulo de 2014 a 2018 foram registrados, em média 12 mil casos de furtos e roubos a casas e condomínios, por ano, em todo o estado.

E a função dele em teoria é diminuir a quantidade de assaltos, assim que o mesmo terá um custo menor do que os demais realizando as mesmas funções, fazendo com que a acessibilidade do mesmo seja maior.

1. 1. Objetivo

O projeto realizado tem como objetivo mostrar de forma clara passo a passo sobre um aparelho de segurança residencial eficaz e de fácil programação que seja de custo acessível a ser mantido colocado nas entradas de residência para assegurar contra furtos ao proprietário.

2. DESENVOLVIMENTO

Em tempos antigos da humanidade, quando estava se formando as comunidades, havia aqueles que eram os responsáveis para dar o alarme quando havia algum tipo de perigo, seja ele de origem humana, ou natural. Que se revezavam para cuidar das comunidades contra aqueles que lhes causavam danos, se organizando de forma que se protegiam de ataques de animais e de situações de risco. Por muitos anos a humanidade usou animais, sinos e até mesmo pessoa que ficavam de guarda para alertar e se prevenir desses futuros perigos.

Com o tempo os sistemas de alarme foram se adaptando as necessidades e com a evolução da tecnologia, algumas pessoas queriam aprimorar no seus sistemas de segurança, e então no ano de 1853, Augustus Pope inventou o primeiro sistema de segurança, para as pessoas evitassem as invasões as suas casas e seus estabelecimentos. Este alarme era composto por um sistema simples de contatos magnéticos e interruptores presos às portas e janelas, que ficavam ligados a um sino que era guardado no quarto dos donos da casa. Quando alguém tentava invadir a casa, acionava o sistema e soava o sino do alarme.

Alguns anos depois Edwin Holmes comprou e aperfeiçoou o sistema de Pope e começou a vender para várias pessoas importantes.

Passaram-se anos e com a evolução da tecnologia, os sistemas de alarme foram se aperfeiçoando também, por exemplo, o sistema de sensor de movimento, que foi criado em 1980, que detectam o movimento com tecnologia infra vermelha. E estão em constante evolução.

2.1 Materiais utilizados

• Sensor de Presença PIR:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com