TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO NÍVEL DE ESTRESSE E ALARME

Tese: ANÁLISE DO NÍVEL DE ESTRESSE E ALARME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Tese  •  4.570 Palavras (19 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 19

ANÁLISE DO NÍVEL DE ESTRESSE E DA ANSIEDADE EM BAILARINOS E BAILARINAS PROFISSIONAIS NA PRÉ-ESTRÉIA DE UM ESPETÁCULO DE DANÇA

Fátima Nogueira Gonçalves de Sousa

Mestre em Educação Física – Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora do Curso de Graduação em Educação Física do UnilesteMG e Coordenadora do Curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG.

Myriam Evelyse Mariani

Doutora em Dança Educacional (University of Wisconsin, Madison, WI-USA). Mestre em Educação Física e Dança (Colorado University, Boulder, CO-USA). Coordenadora dos Programas de Iniciação Científica: PIC e PROBIC-FAPEMIG do Unileste-MG. Editora das Revistas: DOXA, Principium: iniciação científica no Unileste-MG, e Revista On Line Unileste-MG.

Dietmar Martin Samulski

Dr. Em Psicologia do Esporte (Universidade do Esporte de Colonia, Alemanha). Professor da Escola de Educação Física – UFMG, Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte – LAPES, do Centro de Excelência – CENESP/UFMG. Presidente da Sociedade Brasileira de psicologia do Esporte (SOBRAPE).

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de estresse e ansiedade em bailarinos e bailarinas profissionais na pré-estréia de um espetáculo de dança. Para a coleta dos dados foi desenvolvido um questionário, específico para a área de dança, visando avaliar situações de estresse psíquico, utilizando-se de uma escala Likert. Este questionário foi constituído de dezessete perguntas que incluem a avaliação de sintomas psicológicos e fisiológicos e de um item que aborda um sintoma sociológico. Participaram do Projeto Principal da pesquisa, quatro grupos profissionais de dança de Belo Horizonte: Grupo Corpo, Companhia de Dança de MG, Primeiro Ato e Grupo Camaleão. Para análise dos dados coletados foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences. A análise estatística das respostas ao questionário permitiu concluir que tanto os bailarinos quanto as bailarinas apresentaram sintomas bem definidos que indicaram a presença de estresse e ansiedade por ocasião na pré-estréia de espetáculos de dança. As bailarinas apresentaram mais sintomas e maiores escores que aqueles dos bailarinos, conclui-se que os mesmos têm comportamento diferente no que diz respeito à ocorrência de estresse e ansiedade. Qualquer variação na freqüência cardíaca pode estar relacionada à ocorrência de estresse e ansiedade. Foram feitas medidas uma semana antes e no dia da pré-estréia, cerca de uma hora antes da apresentação do espetáculo. A análise estatística dos dados mostrou que, no caso das bailarinas, a freqüência cardíaca aumentou no dia da apresentação, quando comparada a medida da freqüência cardíaca tomada uma semana antes da apresentação. A freqüência cardíaca dos bailarinos não mostrou variação estatisticamente significativa. Não ficou evidenciado se o estresse e a ansiedade alterados irão interferir na freqüência cardíaca.

Palavras-chaves: Bailarino profissional, folclore, partner, escala likert, Estresse Psíquico.

ABSTRACT

The purpose of this study was to assess the occurrence of stress and anxiety at the moment of a dance performance preview. A specific questionnaire was developed for the data collecting in the dance are, aiming to evaluate situations of psychic stress, utilizing a Likert scale. The questionnaire contained seventeen questions to evaluate psychological and physiological symptoms and one item that evaluated a sociological symptom. For the Principal Project were invited four professional dance groups from the same city: Grupo Corpo, Companhia de Dança de Minas Gerais, Primeiro Ato e Grupo Camaleão. The software Statistical Package for Social Sciences, was used to carry out the statistical is data analysis. The questionnaire’s data analysis allowed the conclusion that both male and female dancers, showed well-defined symptoms related to the occurrence of stress and anxiety during the dance performance preview. The female dancers showed more symptoms and higher score values than those for the male dancers, their behavior is different, as far as the occurrence of stress and anxiety is concerned. Any change in the heartbeat may be related to stress and anxiety’s occurrence, the heartbeats for both male and female dancers were measured one week before the performance and, at the preview day, one hour before the performance, using the apparatus Polar Favor’s brand equipment. The statistical analysis showed that for the female dancers, the heartbeat had an increase at the preview day, as compared with the heartbeat measured one week before the dance performance. The data indicated that the heartbeat for the male dancers didn’t change. It was not well defined that the occurrence of stress and anxiety had any influence on the heartbeat change.

Key-words: Professional Dancer, Folklore, Partner, Likert Scale, Psychic Stress.

INTRODUÇÃO

A redução dos níveis de ansiedade, estresse e depressão através do exercício físico pode melhorar o humor; aumentando o bem-estar físico e psicológico das pessoas, sugerem os autores Samulski, et all (1996).

A relação do exercício com a saúde física do ser humano está, atualmente, bem fundamentada e se desenvolve sobre uma base firme criada pelas pesquisas na área da Medicina Esportiva. No entanto, sendo o ser humano biopsicossocial, não é possível desprezar a importância da obtenção de conhecimentos na área da saúde mental e da qualidade de vida para que se possam compreender os efeitos da atividade física sobre o homem.

Existe um considerável corpo de pesquisadores que estudam a relação entre a atividade física, saúde mental e a qualidade de vida. Esse grupo de estudiosos é constituído principalmente por psicólogos do esporte dos países europeus e norte-americanos, Loehr (1997), Singer (1984) e Spielberger (1979). Entretanto, ainda não existem estudos sistemáticos específicos sobre a relação entre a atividade de dança e a saúde psicológica. Por este motivo, as pesquisas nessa área precisam ser fomentadas e intensificadas. Com a necessidade de se ter hábitos saudáveis de vida, a dança tem sido considerada como meio de combater os danos causados pela vida moderna, por isso nota-se um crescente aumento de grupos de dança no Brasil e no mundo.

A dança é, inegavelmente, considerada como uma das artes mais antigas que o homem experimentou. Baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com