TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APLICATIVO ANTI COVID

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 10

AS DIFICULDADES FINANCEIRAS E ADMINISTRATIVAS ENFRENTADAS PELAS EMPRESAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E A ADAPTAÇÃO DE NEGÓCIOS PARA A INTERNET

Luiz Eduardo Kernicki1, Ramon Carneiro Senger2, Gabriel Santos GIbson3, Felipe Barbosa de Oliveira4, Matheus Tulio5

1Acadêmico do curso Engenharia de Software, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade Cesumar – UNICESUMAR

2Acadêmico do curso Engenharia de Software, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade Cesumar – UNICESUMAR

3Acadêmico do curso Engenharia de Software, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade Cesumar – UNICESUMAR

4Acadêmico do curso Engenharia de Software, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade Cesumar – UNICESUMAR

5Acadêmico do curso Engenharia de Software, Campus Ponta Grossa/PR, Universidade Cesumar – UNICESUMAR

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo relatar o quanto a Covid-19 foi devastadora para as empresas no âmbito financeiro e administrativo nos anos de 2020 e 2021. Para tanto, foi elaborada uma solução para tais problemas utilizando a tecnologia a favor dos empresários, que é um software capaz de auxiliar e recuperar uma empresa que esteja em processo de falimento ou prejuízos subsequentes. O programa consiste em organizar uma gestão financeira e progressiva da empresa de acordo com os lucros obtidos; transportar totalmente ou parcialmente um negócio para a internet, utilizando metodologias para instruir empresas a se adaptarem ao online por intermédio de meios seguros e funcionais de divulgação nas redes sociais, aplicativos de vendas, marketing, dentre outros. Espera-se que como resultado, empresas estejam mais seguras para continuar atuando em seu mercado sem o receio de falir, utilizando uma ferramenta estratégica e eficiente de forma gratuita para impulsionar suas vendas.

PALAVRAS-CHAVE: Empresas na internet; Marketing digital; Negócios online; Pandemia; Software de gestão empresarial.

1 INTRODUÇÃO

A impossibilidade de continuar trabalhando de maneira normal, ocasionada durante a pandemia da Covid-19, afetou negativamente inúmeras empresas nos últimos 2 anos. Devido a isso, muitas delas precisaram adaptar seus funcionários para que começassem a trabalhar usando o método de Home Office. Todavia, só essa medida não foi suficiente para reaquecer a economia dessas companhias, e muitos empresários ainda necessitam de algo que os auxilie a encaixar seus negócios na situação atual do mundo.

Levando em consideração tal necessidade e também as várias novas tecnologias que entraram em alta durante a pandemia, as quais facilitam a atuação de empresas no meio digital, a criação de um software que auxilia seus clientes a introduzirem seus negócios no mundo virtual e que apresenta técnicas de como manter um rendimento durante o período de quarentena é de extrema importância, visto que muitas companhias chegaram a declarar falência e diversos funcionários perderam seus empregos devido à dificuldade de continuar realizando um bom serviço durante a pandemia.

Com o propósito de facilitar a migração de empresas do físico para o digital, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema capaz de gerenciar finanças e lucros de uma empresa, podendo implantá-la no mundo digital, a partir de estratégias e normas a serem seguidas. Para isso, será abordada inicialmente, a questão da interface do software, visando a simplicidade e praticidade para o usuário final. Em seguida os sistemas de reconhecimento online, falhas e de gestão financeira, serão exemplificados em ordem.

2 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA

Em primeiro lugar, o aplicativo será desenvolvido para três Sistemas Operacionais (S.O) diferentes: Windows, Android e iOS, pois esses são os S.O’s mais populares mundialmente, com o sistema Android tendo uma porcentagem de taxa de uso de 40,24%, seguido pelo iOS com 36,58% e o Windows 13.08% (CONSTANTE TECNOLOGIA, 2020).

Os S.O é o primeiro software com que o usuário tem contato. Ele permite uma comunicação rápida e dinâmica entre o usuário e o hardware, facilitando o uso da máquina, além de ser necessário para a instalação do software no dispositivo.

Figura 1: Como funciona um sistema operacional

Fonte: NOLETO, 2021.

O software contará com uma área de login apropriada para os usuários, tendo uma interface limpa, bonita e simples de acordo com os recursos de interação humano-computador, contando com um design dinâmico e interativo. O app possuirá campos de usuário, senha e telefone para sua identificação e segurança de dados. No quesito segurança, será implementado um sistema de captcha, dessa maneira, o aplicativo se torna mais seguro contra ataques de pessoas de má intenção que utilizam mecanismos para hackeamento e roubo de dados. Sobre os dados do usuário, o aplicativo contará com a armazenagem de informações através de um banco de dados online, a tecnologia por trás do banco de dados se chama MySQL.

O MySQL é um software que foi desenvolvido em 1994 pela empresa sueca MySQL AB, que foi comprada pela norte-americana Sun Microsystems em 2008, que, por sua vez, foi comprada pela empresa Oracle em 2010. Esse programa é um Relational Database Management Systems, software de banco de dados com código aberto baseado no modelo relacional cliente-servidor, que funciona basicamente da seguinte maneira: “Cada cliente pode fazer a solicitação através de uma interface gráfica do usuário (IGU) em suas telas. E o servidor vai produzir o melhor resultado, desde que ambos entendam as instruções”(O QUE É MYSQL, 2015), o que vai garantir um alto nível de segurança para o aplicativo, além de disponibilizar criptografia de senhas e uma verificação auto hospedada, onde se pode garantir a total segurança de todas as informações colocadas no sistema. Além de seu alto desempenho e velocidade, o MySQL é padrão de uso em diversas empresas, provando sua eficiência e, por tal motivo, o software será usado no projeto no gerenciamento e segurança de banco de dados. (HOSTINGER TUTORIAIS, 2015).

Figura 2: Como funciona o MySQL?

Fonte: LONGEN, 2021.

Também será utilizado um algoritmo chamado md5, que é desenvolvido pela RSA Data Security, Inc. que funciona verificando a integridade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com