TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O plano de negócios como ferramenta de gestão com vários aplicativos

Artigo: O plano de negócios como ferramenta de gestão com vários aplicativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO: PLANO DE NEGÓCIOS

MATÉRIA: EMPREENDEDORISMO

O PLANO DE NEGOCIOS

Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios, o qual é parte fundamental do processo empreendedor. Empreendedorismo precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em crescimento. Plano de negócios pode ser considerado uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações, como será visto adiante.

Porque Planejar?

O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais. Este retrospecto não é uma particularidade das empresas brasileiras. Nos Estados Unidos, pais referência em empreendedorismo tem o índice de 50% em algumas áreas de negócios. Observa-se que 2% tem causa desconhecida e que 98% é falha ou falta de planejamento adequado do negócio.

A falta de planejamento aparece em primeiro lugar como o principal causa o insucesso, seguida de deficiência de gestão (fluxo de caixa/vendas, comercialização, desenvolvimento de produto etc), políticos de apoio insuficientes , conjuntura econômica e fatores pessoais.

1 Incompetência gerencial 45%

2 Inexperiências no ramo 9%

3 Inexperiências em gerenciamento 18%

4 Expertises Desbalanceadas 20%

5 Negligências nos negócios 3%

6 Fraudes 2%

7 Desastres 1%

Total 98%

Apenas 2% Desconhecidos

Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas.

Falta de experiência, atitudes erradas, falta de dinheiro, localização errada, expansão inexplicada, gerenciamento de inventário impróprio, excesso de capital em ativos fixos, difícil obtenção de crédito e usar parte dos recursos do dono.

Existe uma importante ação que somente o próprio empreendedor pode e deve fazer pelo seu empreendimento: planejar, planejar e planejar.

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO

Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador. É evidente que apenas razão e raciocínio lógico não são suficientes para determinar o sucesso de negócio. Se assim o ocorresse, a arte de administrar não seria mais arte, apenas uma atividade rotineira, onde o feeling do administrador nunca seria utilizado. O plano de negocios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançameto de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas maduras

Pode parecer repetitivo, mais a ideia aqui é deixar claro que esse conceito básico é o planejamento.

Uma tradição a ser quebrada é achar que o plano de negócio, uma vez concebido, pode ser esquecido. É um erro imperdoavel e as consequencias virão. A concorrencia muda, o merdaco muda, as pessoam mudam.

O plano de negocios é uma ferramenta dimanica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinamico e correspondende a um processo cíclico.

AFINAL, O QUE É UM PLANO DE NEGOCIO?

O plano de Negocio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta e empresa. Cada uma das seções do plano tem um propósito específico. Aspectos que devem ser observados:

1 Em que negócio você está?

2 O que você realmente vende?

3 Qual é sei mercado alvo?

PORQUE VOCÊ DEVERIA ESCREVER UM PLANO DE NEGOCIOS?

Entender e estabelecar diretrizes a empresa para seu negocio.

A empresa tomar decisões acertadas.

Conseguir financiamentos e recursos junto aos bancos, governo, Sebrai e investidores e etc.

Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa.

Estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com