TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AQUECIMENTO GLOBAL

Por:   •  12/9/2018  •  Artigo  •  7.287 Palavras (30 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 30

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Ana Cristina Pires Leite Silva

Paulo Henrique Adriano de Vasconcelos

Sabrina Rosa Rodrigues

O AQUECIMENTO GLOBAL: CONTROVÉRSIAS EXISTENTES

TRABALHO INTERDISCIPLNAR

5° PERÍODO

São José do Rio Preto

 2018

UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

CURSO ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

O AQUECIMENTO GLOBAL: CONTROVÉRSIAS EXISTENTES

Trabalho Interdisciplinar apresentado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária no primeiro semestre de 2018 na União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO.

Coordenação: Prof. Carlos Ed. Mattos

Professor responsável: Brígida Prieto de Souza.

São José do Rio Preto/SP

2018

O AQUECIMENTO GLOBAL: CONTROVÉRSIAS EXISTENTES

[pic 1]

Ana Cristina Pires Leite SILVA

Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO

Sabrina Rosa RODRIGUES

Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO

Paulo Henrique Adriano de VASCONCELOS

Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO

Brígida Prieto de SOUZA

Docente da União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO

[pic 2]

        

O aquecimento global é um dos assuntos mais abordados atualmente em várias áreas do conhecimento, no qual constitui tema de controvérsias entre os cientistas, pois, alguns cientistas não acreditam no aquecimento global antropogênico e outros creem que o aquecimento global não existe. O aquecimento global representa o aumento da temperatura terrestre gerado pela alta concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, metano e clorofluorcarbonos. Esses gases são emitidos principalmente a partir da queima de combustíveis fósseis, com o desmatamento este problema é agravado, pois a vegetação presente nas florestas contribui para a regulação da temperatura e absorção do excesso de dióxido de carbono na atmosfera. O aumento da temperatura do planeta pode ocasionar consequências para o meio ambiente e para a saúde. Sendo assim, práticas como a diminuição do uso de combustíveis fósseis, reflorestamento e ampliação da geração de energia limpa podem ser realizadas para a redução da emissão dos gases poluentes.

        [pic 3]

        

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, IPCC, DIÓXIDO DE CARBONO, EFEITO ESTUFA.


1. INTRODUÇÃO

Atualmente com a alta taxa de poluição no mundo decorrente principalmente do aumento da emissão de gases do efeito estufa, queimadas, desmatamento, o desenvolvimento urbano sem planejamento, fontes de energias poluidoras e a exploração excessiva dos recursos naturais, têm causado consequências negativas para o meio ambiente, como a poluição atmosférica, que é um dos fenômenos responsáveis indiretamente pelo aquecimento global.

O aquecimento global representa o processo de aumento da temperatura média terrestre, equivalente a cerca de 15° C, causado pela emissão de gases poluentes que intensificam o efeito estufa. (GARRIDO, 2004)

Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o século XX foi considerado o período mais quente desde a última glaciação, havendo um aumento médio de 0,7°C nos últimos 100 anos e de acordo com um estudo publicado em 2017 pela revista Nature Climate Change, as chances do aumento das temperaturas médias no século XXI é de 90%, para um valor entre 2 e 4,9 graus Celsius em 100 anos. Para chegar nessa conclusão, os cientistas utilizaram dados de 1960 a 2010. Este estudo também diz que essas alterações climáticas poderão causar até 215 mil mortes anuais devido à poluição atmosférica no ano de 2100.

Portanto, este tema é um problema ambiental de grande urgência, pois suas consequências são perigosas para a humanidade.

         Entretanto, de acordo com alguns cientistas o aquecimento global não existe, tendo como justificativa que a Terra passa por períodos de esfriamento e aquecimento, sendo um processo natural do planeta.

  1. JUSTIFICATIVA

O aquecimento global está dentro dos problemas ambientais mais discutidos na atualidade, ou seja, apresenta várias controvérsias por conta do confronto entre os defensores da existência de um aquecimento global antropogênico e aqueles que rejeitam sua existência.

Conforme exposto, é um assunto importante pois gera graves consequências para a humanidade, relacionadas com a atmosfera, hidrosfera e também com a biosfera. Portanto este tema deve ser abordado para que haja um maior entendimento da sociedade sobre o assunto e abra espaço para questionamentos e discussões que levem a uma mudança de atitude, e assim contribuam na melhora deste problema.

  1. OBJETIVOS

1.2.1 OBJETIVO GERAL

Abordar as causas e consequências do aquecimento global para um melhor entendimento a respeito deste problema ambiental e explanar os diferentes pontos de vista dos cientistas a respeito de sua existência

.1.2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Analisar suas causas e consequências;
  • Verificar meios para a solução deste problema;
  • Abordar as principais controvérsias científicas sobre o tema.

2. METODOLOGIA

O trabalho desenvolvido seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica e análise de estudos de diferentes fontes. Foram utilizados alguns artigos acadêmicos e revistas, divididos em aquecimento global, efeito estufa e impactos do aquecimento global na saúde, pelo período de 2009 a 2018.

3. O AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é o processo de alterações da temperatura média terrestre da atmosfera e dos oceanos. Essas mudanças climáticas provêm das altas concentrações de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera que bloqueiam os raios solares e os contêm na superfície da Terra. Com isso o efeito estufa está profundamente ligado ao aquecimento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (329.9 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com