TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ackermann Final Conceito

Por:   •  11/4/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

Ackermann Final

Conceito

A geometria de Ackermann determina a forma que uma roda irá esterçar em relação a outra, desta forma, cada roda girando em um arco circular com o ângulo correto, eliminando o deslizamento lateral. A geometria possui a forma de trapezio, fazendo assim que as rodas girem em velocidades diferentes. Através do ajuste da geometria, ocorre a otimização da direção tornando o sistema mais eficiente em curvas,.

[pic 1]

 

Quando um automóvel percorre um a trajetória curvilínea suas rodas rolam sobre duas circunferências concêntricas. Os pneus operam com ângulos de escorregamento consideráveis e as forças no lado interno são muito menores que do lado externo da curva. Para que nenhuma roda sofra deslizamento lateral é necessário que a roda dianteira interna gire um ângulo, δ i, maior que o da roda externa, δo, já que o raio da circunferência interna é menor que o da externa.

[pic 2]

Geometria de Ackermann. Gillespie, 1982.

[pic 3]

Arranjo de barras de forma trapezoidal. Gillespie, 1982

Existem três possibilidades de geometrias Ackermann, conforme se pode ver na figura a seguir :

[pic 4]

Geometrias de direção de Ackermann

Na  geometria o Ackermann clássico, o pneu interno apresenta  um ângulo de deriva maior do que o pneu externo.Ja na geomtria  Ackermann reverso , como o propio nome diz, o angulo do pneu externo é maior do que o pneu interno.No ackerman paralelo os angulos sao iguas.

 A  geometria  de  Ackermann  é  eficiente  quando  velocidades  são pequenas,  como  em  automóveis  de  passeio,para altas velocidades,como em carros de corrida ,é comum o uso de Ackermann paralelo ou até de Ackermann reverso pois normalmente em pistas os raios das curvas são grandes e o esterço é baixo e porque utilizando o veículo em seu limite o controle do pneu externo a curva é mais importante por possuir maior carga.

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (304.4 Kb)   docx (243.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com