TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aquecimento Global

Por:   •  9/11/2020  •  Dissertação  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

Por muito tempo, a Terra permaneceu em condições térmicas incompatíveis com a vida. Ao longo de milhões de anos, o planeta sofreu um resfriamento gradual. E embora, cause controvesias, de que seja um processo natural que o planeta Terra deva passar, é inegável que atualmente, ações humanas têm contribuído crucialmente com esse evento, sendo fator crucial para as variações climáticas observadas na atualidade,

O aquecimento global vem gerando diversas discussões. Segundo o 5º relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC - sigla em inglês), realizado no dia 02 de outubro de 2014, o uso sem restrições de combustíveis fósseis deve ser suspenso até o ano de 2100 para evitar uma mudança climática catastrófica. Ou seja, sem uma ação imediata das nações os danos serão irreversíveis no mundo. Da mesma forma, se não diminuir a taxa de liberação de CO2 a temperatura da Terra poderá aumentar de 26ºC a 48ºC até o ano de 2050. "A influência humana no sistema climático é clara, quanto mais perturbaremos nosso clima, maior o risco de impactos graves, amplos e irreversíveis." Disse o diretor do IPCC Rajendra Pachauri.

No Brasil, a situação é bem agravante. O país já está passando por mudanças severas, em virtude do desmatamento constante. No início de 2015, a região Norte sofreu com enchentes gravíssimas, enquanto a região Sudeste sofreu com um grande período de secas. Já nesse ano de 2020, podemos observar um período de enchentes gravíssimas que afetou a própria região sudeste de forma grave. Com isso, as consequências do fenômeno são sentidas pelo povo, que são prejudicados com falta d’água ou desabrigados por conta da mesma.

Contudo, como muito se fala também de que é uma teoria jamais provada. Esse “alarmismo” seria uma estratégia dos países desenvolvidos para evitar o aumento do consumo e do padrão de vida do mundo subdesenvolvido, envolvendo também outras questões políticas e que não possuem uma real validade científica. Há inclusive a afirmação de que a Terra possa se resfriar nos próximos anos. Isso porque a atividade solar é cíclica, sendo assim, durante o período em que ela é mais intensa, as temperaturas aumentam e, quando a atividade solar diminui, as temperaturas abaixam, o que deve ocorrer nos próximos 20 ou 30 anos. As temperaturas só se elevariam em locais específicos, como os centros urbanos, em função das ilhas de calor.

De qualquer forma, independente de qual das proposições acima seja a verdadeira ou a mais próxima da realidade, é preciso considerar que o Aquecimento Global não é a única questão ambiental atualmente em debate. Por isso, meios de preservação dos espaços naturais devem ser intensificados, como a conservação das florestas, dos solos e dos rios.

É necessário, que as nações se unam, a fim de que tomem providências rápidas e efetivas, investindo em equipamentos tecnológicos, que auxiliem no controle da água e nos índices de poluição, para baixar a liberação de CO2, além de elaborar campanhas e leis contra práticas que degradam o ambiente. Além disso, é preciso que a população utilize, com maior frequência, transportes públicos, já que assim a emissão per capta de poluentes tende a ser atenuada. É de extrema importância que cada qual tenha responsabilidade sobre os seus atos, para com a natureza e se autoconscientize, tendo e transmitindo atitudes sustentáveis, garantindo algo para si e para as futuras gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com