TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aquecimento Global

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

UDESC

RAQUEL DEUCHER VICENTE

AQUECIMENTO GLOBAL[pic 1]

Joinville

2021 


AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global se refere ao processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

Atualmente a temperatura média global é de 15ºC, e estudos e evidências geológicas indicam que ela já foi bem mais alta e bem mais baixa. No entanto, o período atual de aquecimento está ocorrendo mais rápido do que no passado A natureza é a nossa melhor aposta para combater as alterações climáticas e garantir o futuro.

Pesquisas recentes indicam que cerca de um terço das reduções dos gases de efeito estufa são necessárias até 2030 para minimizar os impactos do aquecimento global. Boa parte deste número pode ser alcançada pela conservação das florestas e a diminuição de emissões por fontes de energia suja.

entre os destinos mais afetados pelas mudanças estão: Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela), Alasca (Estados Unidos), Veneza (Itália),  Parque Nacional Glacier (Estados Unidos), A Grande Barreira de Corais (Austrália), Rio de Janeiro (Brasil), Os Alpes (Áustria, Alemanha, França, Itália, Mônaco, Eslovênia e Suíça), Ilhas Maldivas, Mumbai (Índia), Triângulo de Corais (Indonésia, Malásia, Ilhas Salomão, Papua Nova Guiné, Filipinas e Timor Leste), Monte Kilimanjaro (Tanzânia). Os países industrializados, como os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia, são os maiores responsáveis pelo aquecimento global, muito embora as queimadas, sobretudo de florestas tropicais,++ contribuam para o desequilíbrio do clima na Terra.+ Nesse caso, o Brasil é o país que mais+ se destaca negativamente por ser o líder o mundial em emissão de gás carbônico via queimadas.

O segundo relatório do IPCC, divulgado em abril, revelou que os países pobres serão os mais atingidos pelas conseqüências do aquecimento global. Ou seja, enquanto os países da América do Norte, da Europa e o Japão podem contar com suas riquezas para amenizar os efeitos das mudanças climáticas, sobre as quais eles são os maiores responsáveis; os países do continente africano, maiores vítimas do capitalismo e já parcialmente dizimados pela fome, vão sofrem com a falta d+água que pode atingir cerca de 250 milhões de pessoas. Com a escassez de água, a fome vai aumentar devido a impossibilidade de produzir alimentos. Para a América Latina, o segundo relatório do IPCC prevê a perda de boa parte das espécies existentes nas florestas tropicais, a desertificação das regiões semi-áridas e inundações de parte do território da Argentina, El Salvador e México.

Impactos relacionados ao clima, como os incêndios florestais nos Estados Unidos, se tornarão ainda mais graves se governos, empresas e a população permitirem que o pior cenário se desenvolva até 2100, aponta o Fórum Econômico Mundial. Especialistas que avaliam a gravidade dos cenários de mudança climática projetados até 2100 se referem ao pior deles como "RCP 8.5".  Esse cenário envolve um aquecimento de mais de 4° C acima dos níveis pré-industriais, aumento das emissões, centenas de milhões de pessoas sendo forçadas a migrar e um grande aumento nas área de floresta sujeitas ao tipo de incêndios que aconteceram no meio deste ano, devido a um fenômeno conhecido como deficit de umidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com