TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Cientifico

Por:   •  30/11/2017  •  Artigo  •  2.605 Palavras (11 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

O presente trabalho contempla um dispositivo testador de cabos onde como base o protótipo realizado tem a função de testar cabos e chicotes, para verificar continuidade do condutor, onde o protótipo demonstra através de sinalizações visuais se tiver algum rompimento ou qualquer outro tipo de defeito no devido condutor.

1. Introdução

O dispositivo testador de cabos tem como princípio realizar o teste em um cabo, em uma empresa que por exemplo produza cabos e chicotes, para venda, ou até mesmo para uma empresa que produza esses cabos para uso interno. Esse dispositivo, seria usado como uma garantia de que o cabo esteja montado de forma correta, e também que suas vias não estejam rompidas, evitando problemas em campo, ou uma possível reprovação por parte do cliente (no caso de os cabos serem vendidos para terceiros.). Cabos de comunicação, ou de alimentação de motores, chicotes para encoders, ou até mesmo cabos de rede poderiam ser testados com um dispositivo como o apresentado, no caso, nos utilizamos um conector com quatros vias, e fios discretos, para demonstrar de forma mais didática, o funcionamento do circuito.

2. Objetivo

Montar um protótipo e demonstra o seu funcionamento, onde o dispositivo projetado ira informa o funcionamento ou o não funcionamento de um condutor.
No momento afirmando apenas se os cabos estão rompidos ou instalados de forma incorreta no dispositivo, que informará através de um display o seu funcionamento.







2.1 Lista Material

- PIC 18F4550
- Display LCD 16x2
- 8 LED’s 5mm
- 1 buzzer
- 8 Resistores 330 Ohm
- 1 Push Button
- 1 Resistor 1K Ohm
- 1 Barra de Pinos
- Solda
- Placa Furada 20x10

Preço do projeto pode variar de R$ 150,00 a R$ 185,00.


3. Desenvolvimento de Literatura

3.1 Microcontrolador PIC 18F4550

O PIC18f4550, é um microcontrolador de 8 bits, muito poderoso. Com 40 pinos, este permite uma gama muito grande de aplicações, como comunicação com computador, acionamento de cargas, controle de motores DC por PWM, entre outras. No caso do nosso projeto, este componente irá emitir os sinais de teste, e esperar por uma resposta em outro port, fazendo uma logica que emite uma mensagem um um display indicando se todas as vias não estão rompidas ou invertidas.

[pic 1]

Figura 1 – Microcontrolador PIC18F4550                                          Fonte: http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39632e.pdf




3.2 Display 16x2

O display de 16x2, apresenta 16 colunas e duas linhas. Esse display é muito comum, e pode ser utilizado em projetos com microcontroladores, Arduino, ou placas de desenvolvimento diversas. No projeto do Testador de cabos, esse componente ira mostrar uma mensagem dizendo “Testador Cabos”, um Status do teste quando o botão “Teste” é pressionado dizendo “Testando...”, e se o cabo está aprovado ou não, sendo que se tiver sem problemas, a mensagem “Cabo OK” vai ser mostrada, caso não esteja, a mensagem “Cabo com Defeito” será mostrada.

[pic 2]

Figura 2 – Display 16x2                                          Fonte: https://electrosome.com/interfacing-lcd-atmega32-microcontroller-atmel-studio/

3.3 Buzzer

O Buzzer é um componente eletrônico que emite um som quando uma corrente elétrica passa por ele. No projeto do testador de cabos, esse componente deverá emitir um sinal sonoro, quando o teste terminar, indicando o para o operador, que este pode começar o teste em um novo cabo.

[pic 3]

Figura 3 – Buzzer                                        Fonte: http://www.baudaeletronica.com.br/componentes-eletronicos/buzzer

3.4 LED

Os LEDs são componentes eletrônicos que emitem luz quando percorridos por uma corrente elétrica. No projeto, eles irão indicar e presença de tensão nas entradas e saídas do cabo em teste, e também como uma forma visual de verificar a qualidade do cabo, sendo que, se o LED da entrada acender e o da saída não, é um indicativo de que o cabo está rompido, e se o LED de uma determinada entrada acender, e ao invés de acender sua respectiva saída, acender uma outra, significa que o cabo está montado de forma incorreta.

[pic 4]

Figura 4 – Led

Fonte: www.eletropecas.com/Produto/diodo-led-difuso-5mm-verde





3.4 Push Button

O push button nada mais é do que um botão, que fecha um contato quando pressionado. No caso do nosso projeto, ele irá enviar um sinal digital negativo até o port, responsável por dar um “Start” na rotina do microcontrolador.

[pic 5]

Figura 5– Push Button                                      Fonte: https://www.sparkfun.com/products/97

4. Funcionamento

O protótipo visa demonstrar o funcionamento de um dispositivo capaz de realizar o teste em cabos, em linha de montagem de cabos e chicotes, e identificar cabos com problemas de qualidade, tais como vias invertidas, ou rompidas. O fluxograma da figura 6 mostra o funcionamento do dispositivo.
Para demonstrar o funcionamento do projeto nesta etapa, foi utilizado uma PIC18F4550, resistores, display 16x2, 1
Push Button e LED’s .


Figura 6 – Testador de Cabos Fluxograma.


[pic 6]

                                   (Autores . Grupo Full Time)


5. Método de Operação  

Quando o circuito é ligado, o display apresenta a mensagem: “Testador Cabos”. Quando o Botão “START” é pressionado, uma rotina é iniciada, onde o display apresenta uma nova mensagem de status: “Testando...”, e o porto do microcontrolador emite um sinal que vai até e LED indicado por I0. O LED está ligado em paralelo com o I0 do conector, que é onde está a entrada do cabo em teste; o fio da via do cabo que está sendo estado, fecha o circuito com o LED chamada do Q0, representado a saída do cabo. Está rotina acontece com os outros três LEDs da sequência, e quando esta rotina é terminada, um sinal é emitido sob o buzzer, que demonstrada o fim de teste com um alarme sonoro. Após o bip do buzzer, o display volta a mostrar a mensagem inicial de “Testador Cabos”. Caso o cabo apresente algum problema durante o teste, será mostrada a mensagem de “Cabo com defeito”, e se estiver sem problemas, após o sinal do buzzer, mostrara uma mensagem dizendo “Cabo OK”. A imagem abaixo mostra o circuito simplificado:        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (338.8 Kb)   docx (645.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com