TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Beneficiamento de Ferro e Aço

Por:   •  16/11/2022  •  Abstract  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1]

Metalurgia:

Beneficiamento de Ferro e Aço


Metalurgia:

Beneficiamento de Ferro e Aço

Lucas Mateus Dumke



Prospecção

É a escolha preliminar de áreas com potencial geológico para produção mineral.

Os passos mais comuns na prospecção mineral são:

A pesquisa bibliográfica, que vai buscar os tipos de ocorrência mineral e estudos já realizados na região.

Análise de imagens de satélites, utilizando diferentes sensores espectrais, principalmente com parâmetros geofísicos, que serão processados e interpretados e vão variar dependendo do minério a ser prospectado.

O mapeamento geológico, para identificar as rochas, minerais, feições do terreno e outras características da área a ser prospectada. O mapeamento geológico visa a coleta de dados durante as campanhas de campo. Os dados de campo serão conseguidos ao analisar pequenos pontos em que afloram as rochas.

A geofísica terrestre, para identificar até que profundidade ele pode se estender. São mapas magnéticos, de emissão de partículas radioativas e diferença de densidades obtidos por aeronaves a até informações de terreno obtidas por meios elétricos em uma escala mais local, usando aparelhos operados por pessoas em solo.

A prospecção geoquímica é muito utilizada na prospecção de metais, pois muitos depósitos ao se formarem, acabam apresentando zoneamentos químicos que apontam para o minério.

A sondagem rotativa, que irá ser realizada nos alvos onde a geofísica terrestre vai indicar e vai atestar a presença de minério ou não. Oferecem informações da configuração 3D abaixo da superfície.

Fonte: Geoscan.


Extração

A extração é feita em lavras que podem ser de dois tipos:

Lavra a céu aberto ou de superfície: consiste na extração de minérios que estão depositados próximos à superfície. Esse método explora o minério até o seu esgotamento. Suas principais técnicas são: encostas, cavas, fatias e lavra por dissolução.

Lavra subterrânea: consiste na extração de minérios que estão depositados longe da superfície. Esse método explora o minério via sonda e por meio de serviços topográficos. As principais variações dessa lavra são: realces com autoportantes, realces com encaixantes e abatimento.

No processo de decapeamento das lavras são utilizados tratores de esteira, carregadeiras frontais, escavadeiras e caminhões.

A perfuração das rochas na lavra de pedreiras é feita por marteletes manuais para serviços pequenos e leves e carretas de perfuração sobre pneus ou esteiras para serviços de vulto e pesados.

Também é muito utilizada a perfuratriz, que serve para perfurar as rochas, em etapas das operações minerárias. Pode ser utilizada tanto em aplicações em lavra a céu aberto quanto na lavra subterrânea.

O desmonte das rochas é realizado tradicionalmente por meio de explosivos. São divididos em primários, que são mais sensíveis ao estímulo e servem de ignição para os explosivos secundários. Nos explosivos primários são utilizados espoletas, cordéis detonantes, boosters, etc. Os explosivos secundários são mais estáveis e menos sensíveis. São acionados pelos explosivos primários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (312.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com