TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bombeio Mecânico

Por:   •  14/2/2017  •  Seminário  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

Esse método de elevação é o mais vantajoso, pois há menos problemas operacionais, com isso são necessários menores custos unitários de produção, além de possuírem altas vazões de liquido na grande maioria das vezes. O principal fator que auxilia essa elevação é a própria pressão do poço, sendo que outros fatores, também, são importantes, como: a propriedade dos fluidos, o índice de produtividade do poço, o mecanismo de produção, ou seja, gás em solução, capa de gás ou influxo de água, o dano causado à produção elaboradora durante a perfuração e/ou completação do poço, a aplicação de técnicas de estimulação (faturamento, acidifi cação) e adequado isolamento das zonas de água e gás adjacentes à zona de óleo (OLIVEIRA, 2010).

 É recomendado na elevação de fluidos de poços rasos de medias a pequenas vazões, baixas vazões são verificadas em poços de grandes profundidades com a utilização deste método. Não é recomendado em poços produtores de areia, poços com desvio e em poços onde parte do gás produzido passa pela bomba, pois apresenta problemas nos três casos mencionados. No caso da areia há um desgaste mais rápido das partes móveis e a camisa da bomba, por conta da abrasividade da mesma. A ocorrência da passagem do gás através da bomba reduz a eficiência em razões de volume da mesma, pode causar um bloqueio. Porém o efeito que o gás causa no bombeio mecânico desencadeia menores problemas que no bombeio centrífugo submerso ou no bombeio por cavidades progressivas. Se utilizado em poços desviados, o atrito entre a coluna de hastes e a coluna de produção é elevado, ocasionando o aumento de cargas na haste polida, e o desgaste prematuro das hastes e da coluna de produção nos pontos onde há maior atrito.

Nesse método de elevação artifi cial, o movimento rotativo de um motor elétrico ou de combustão interna é transformado em movimento alternativo, por uma unidade de bombeio localizada próxima à cabeça do poço. Uma coluna de haste transmite o movimento alternativo para o fundo do poço, acionando uma bomba que eleva os fl uidos produzidos pelo reservatório para a superfície.

Como vantagens da aplicação deste equipamento se pode citar: • É um método bastante conhecido, de simples operação e fácil diagnóstico; • Projeto de instalação simples; • Utilizado em locais onde não há energia elétrica, utilizando-se de motor a combustão interna; • Poços produtores de óleo viscoso; • A reposição de componentes e acessórios é de fácil realização.

• E tem-se como desvantagens: • A profundidade principalmente devido à resistência mecânica do material usado na fabricação das hastes; • Elevado custo da unidade (montagem e manutenção); • Não é recomendado para poços produtores de óleo parafi nado; • Não é recomendado para poços produtores de areia, porque a areia desgasta mais rapidamente as partes moveis e a camisa da bomba devido à sua abrasividade; • A presença de gás livre na sucção da bomba pode reduzir drasticamente a capacidade de bombeio de líquido do sistema, podendo ate provocar um bloqueio de gás. Contudo o efeito do gás no bombeio mecânico é menos problemático que no bombeio centrífugo submerso ou no bombeio por cavidades progressivas;

Em poços desviados, o atrito do metal-metal pode aumentar substancialmente as falhas mecânicas, em poços desviados esse método resulta em elevado atrito da coluna de hastes de assentamento da bomba de fundo, é limitada com a coluna de produção, provocando aumento de cargas na haste polida, além do desgaste prematuro das hastes e da coluna de produção nos pontos de maior contato; • A unidade de bombeio é bastante pesada e ocupa um espaço considerável das instalações de superfície nas instalações do poço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com