TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEPÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS PARA COMBATE Á INCÊNDIO

Por:   •  24/7/2020  •  Monografia  •  2.760 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SOROCABA

2018


márcio rogério de holanda[pic 6]

concepção de sistemas hidráulicos para combate á incêndio:

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Faculdade Anhanguera de Sorocaba.

Orientador: Prof. Fabiana Sevilha


Sorocaba

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13

[a][b]

1 INTRODUÇÃO[c]

Na pré-história quando o homem controlar e a utilizar o fogo obtido de forma natural como a queda de raios, passou a pensar em formas de proteção contra incêndios, ou formas de controle, pois esse fogo era fonte de luz, energia, preparo de alimentos, defesa, aquecimento e etc.

Essa fonte de energia, o fogo, que tantos préstimos faz ao homem, é uma força imensa que deve ser controlada. Pois o uso de irresponsável dessa energia corre-se o risco de perde o controle, quando isso ocorre sente-se os seus efeitos destruidores, denominados incêndios (sinistros).

Na base Legal de prevenção de incêndios, existem no Brasil normas ditadas pela Portaria 3.214/78 - Norma Regulamentadora 23 do Ministério do Trabalho e Emprego, além de Leis Estaduais e Municipais. A grande parte das normas utilizadas no Brasil e no mundo, para prevenção de incêndios no tocante a equipamentos, sistemas e treinamentos, são originárias da N.F.P.A. – “National Fire Protection Association dos EUA”, organismo norte americano de estudos e normatização de assuntos relacionados a incêndios e a prevenção destes. Sobre normas a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas como principal elaboradora das normas nacionais desse assunto.

Entende-se que a proteção contra incêndio utilizando um sistema hidráulicos é uma etapa importante para os projetos de grandes construções, propondo modelos eficientes para o seu objetivo, viáveis economicamente, atendendo as normas de segurança e sem impactos ambientais.

1.1 O PROBLEMA

Devido ao atraso em adoção de normas de proteção contra incêndio, quais as principais falhas dos projetos de proteção contra incêndio com uso de hidrantes e chuveiro automático?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Revisão de literatura e normas de proteção contra incêndio, apresentando uma análise sobre as normas atuais e tecnologias disponíveis no mercado.[d]

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Analisar as normas utilizadas no Estado de São Paulo para os projetos hidráulicos de proteção contra incêndio.

Estudar os materiais existente para os projetos de hidrantes e chuveiros automáticos, visando reduzir o peso, aumentar a eficiência e reduzir o prazo de entrega da obra.

3 JUSTIFICATIVA

O tema escolhido “CONCEPÇÃO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS PARA COMBATE Á INCÊNDIO” é de grande importância para análise de conceitos sobre a segurança das edificações na fase final de obras e ocupações.

O trabalho de análise das normas existentes no Brasil, incluindo as legislações estaduais, comparando com as principais normas internacionais, buscando verificar possíveis falhas e pontos de melhoria, é de suma importância para o andamento do projeto que deve propor melhorias com o aumento da segurança.

Um projeto eficiente de sistemas hidráulicos para combate à incêndio deve buscar as melhores soluções, com foco em redução de custo e aumento da segurança. Pois um projeto bem elaborado tem o potencial de reduzir o custo na obtenção do seguro contra incêndio e perdas por sinistro.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Lembre-se, a fonte do texto deve ser Arial, com tamanho 12. Exceto nas legendas de figuras relativas à fonte, e nas citações diretas com mais de 3 linhas, onde utiliza-se o tamanho 10. Não pule linhas entre os parágrafos.  

Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. Você deve fazer uma breve revisão da literatura do seu tema, aborde resumidamente o conteúdo dos seus 3 objetivos. Deve ter de 3 a 4 páginas e conter as referências nas normas da ABNT.

É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico. Utilize pelo menos 4 referências diferentes.

Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de acordo com as normas da ABNT atualizadas para o ano de 2016.

Quanto às citações, atente-se para que sejam feitas de acordo com as normas da ABNT. No livro de Metodologia disponível no AVA, o aluno encontra as instruções detalhadas para a inserção dos diferentes tipos de citação.

Sobre a forma de fazer as citações esclarece-se que:

Citação é a menção no texto de informação extraída de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado (NBR 10520/2002).

As citações podem ser:

diretas (transcrição literal de um texto ou parte dele);

indiretas (redigidas pelo autor do trabalho com base em ideias de outros autores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com