TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE NÍVEL DE LIQUIDO UTILIZANDO ARDUINO

Por:   •  14/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário do Norte

Controle de nível de liquido utilizando arduino

Aluno: Luyri Roberto Silva Oeiras

Matricula: 18311610

Aluno: Jeferson Nogueira

Matricula:18016677

Manaus-Am

2019

Objetivo do trabalho:

  O objetivo do trabalho é apresentar um monitoramento e controle de nível utilizando um placa arduino uno e mostrar um monitoramento com led’s para fazer a leitura do nível da água no tanque, o sensor vai mostrar junto com a praça de led o nível da agua no tanque e o arduino vai fazer o acionamento da bomba para manter o nível da agua dentro dos padrões determinados . Está sendo utilizado o arduino pela sua fácil programação e seu baixo custo de aquisição e a facilidade de encontrar seus periféricos de acionadores e atuadores.

Metodologia utilizada:

 Foi colocado o sensor de nível na parte mais alta do reservatório superior para que a medição fosse feita de maneira mais precisa, no tanque superior foi colocado uma torneira para que fosse simulado um possível consumo de água, mas que na verdade ele esta jogando a agua para o nível inferior e assim simular melhor o objetivo do tabalho. A bomda de água esta localizada na parte mais baixa do do reservatório inferior e uma mangueira conectada na bomba joga agua para o outro reservatório. E por fim usamos um pequeno suporte de madeira para que assim fosse feito o desnível.

 Para o acionamento do liga e desliga usamos o sensor de nível para determinar a altura da agua no tanque, com ele quando a agua esta em um nível considerado alto a bomda de agua desliga e só volta a funcionar quando o sensor mostrar que o nível da água esta baixo.

Resultados:

 Para demostrar o resultado que tivemos com esse experimento, foi montado um gráfico que mostra o o tempo e a altura do liquido no reservatório. Quando acionado pela primeira vez o tanque superior estava vazio e quando chegou ao seu nível determinado a bomba desligou, mas a torneira estava aberta  para simular o consumo de agua, quando os níveis de agua tornaram- se baixo a bomba voltou a funcionar. E esse ciclo foi repetido 3 vezes dentro do espaço de tempo do teste.

[pic 1]

Conclusões do autor:

 Neste trabalho foi apresentada a placa Arduino, pequena placa de circuito impresso que possui 01 microcontrolador Atmega328P, 14 entradas/saídas digitais, 06 entradas analógicas, etc. Ela é destinada a qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos. O trabalho também mostrou a montagem de um sistema de tanques em escala reduzida e de baixo custo. Nele a altura do nível d’água foi medida por um potenciômetro linear rotativo, tendo uma haste acoplada e uma esfera de isopor na outra extremidade, assim formando um sensor de nível para medir a altura h. E com a medição de h o Arduino conseguiu comandar o acionamento da bomba d’água e da régua de LED’s.

Conclusões do aluno:

O arduino é uma ótima opção para quem quer usar um sistema de robótica, sistemas embarcados ou ate a própria domótica, pois a arquitetua de programação é fácil e seus periféricos são baratos. Existem hoje muitos projetos relacionados ao arduino, que servem tanto para a indústria quanto para o uso domésticos. A demonstração com o controle de nível que foi apresentado hoje só mostrou o quão versátil é essa ferramenta nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com