TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Irrigação Sustentável e Automatizada Utilizando Arduíno

Por:   •  10/11/2018  •  Artigo  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

Irrigação sustentável e automatizada utilizando Arduíno

para planta individual.

Mateus Moreira de Paula Faria

Coordenador Maurício, disciplina computação embarcada, UFF-INFES.

RESUMO: Neste trabalho será apresentado, soluções de irrigação sustentável e automatizada utilizando a plataforma Arduíno UNO R3. O princípio de funcionamento da automação está relacionada com a umidade do solo que será testada com um Sensor de umidade de solo GBK, que será ligado na entrada analógica do sinal do sensor capacitivo no Arduíno, que passara pela linguagem de programação e ligara a bomba de irrigação se assim for necessário, regando a planta. O projeto final está na obra de um vaso com reservatório de água onde a parte física do Arduíno e fios ficara em um compartimento fechado dentro do mesmo vaso fazendo assim uma única estrutura física, que poderá ser utilizado por pessoas que viajam muito ou não tem tempo de irrigar suas plantas.

sustainable and automated management using Arduino

ABSTRACT: In this work will be presented, sustainable and automated irrigation solutions using the Arduino UNO R3 platform. The principle of operation of the automation is related to soil moisture that will be tested with a GBK soil moisture sensor, which will be connected to the analog input of the capacitive sensor signal on the Arduino, which will pass through the programming language and switch on the pump irrigation if necessary, watering the plant. The final project is in the work of a vessel with a reservoir of water where the physical part of the Arduino and wires will remain in a closed compartment inside the same vessel thus making a unique physical structure that can be used by people who travel a lot or do not have time to irrigate your plants.

 

INTRODUÇÃO

          Um microcontrolador é um sistema microprocessado encapsulado em um único chip, com memórias, clock e periféricos mais limitados que um computador. O uso desses circuitos integrados não somente reduz custo da automação como também propicia mais flexibilidade. Dentre as plataformas de desenvolvimento que utilizam microcontroladores, o Arduíno tem ganhado um grande destaque (GOMES, 2013).

          O principal motivo do não cultivo de plantas “domésticas” nos dias de hoje e a falta de tempo, trabalho, viajem de negócios e ate um passeio prolongado em família deixa a planta sozinha ou simplesmente esquecemos de irrigá las por conta do dia corrido. Isso acaba afetando o desenvolvimento da planta ou leva a mesma ate a morte.

            Visando contribuir para o desenvolvimento de sistemas automatizados de irrigação de planta individual, este trabalho tem o objetivo de apresentar o modelo a ser construído com o uso do Arduíno na irrigação automatizada por um sensor de umidade de solo e uma bomba de pequeno porte que ficará submersa.

MATERIAL E MÉTODOS

 

            A pesquisa de desenvolvimento de um protótipo controlador de irrigação individual está sendo realizado nas dependências do Instituto Federal Fluminense – INFES, no ano de 2018 no primeiro semestre. A primeira planta que será testa de um lírio da paz, visando que e uma planta que gosta de solo úmido.

         Para o desenvolvimento do sistema de automação de irrigação individual de planta “doméstica”, foi utilizado o Arduíno UNO R3, Sensor de umidade de solo GBK, Rele, Bomba de irrigação dessas usadas em cascata ou aquário, Fonte de energia, Linguagem de programação, Jumpers(fios) para realizar as conexões. Uma vez que o código e passando para o Arduíno e o mesmo e ligado na fonte, o trabalho de observar e regar a planta começa. Toda vez que a umidade do solo chegar a um ponto definido a bomba de água e acionada e rega a planta fazendo o solo umedecer e bloqueando o acionamento da bomba.

          Todo processo será testado e analisado profundamente onde a planta e o projeto final ficara em observação para tirar o melhor proveito do equipamento, outro ponto a ser estudado será o reservatório de água que vira acoplado no vaso onde será plantado a planta em questão, como o processo de reaproveitar a mesma água para irrigar várias vezes o principal problema e no reabastecimento do reservatório que também tera de ficar fechado para não proliferar dengue e outras doenças.

O SENSOR DE UMIDADE DO SOLO HIGRÔMETRO

           O sensor de umidade do solo consiste em 2 partes: uma sonda que entra em contato com o solo, e um pequeno módulo contendo um chip comparador LM393 (datasheet), que vai ler os dados que vêm do sensor e enviá-los para o microcontrolador, no nosso caso, um Arduino Uno. Como saída, temos um pino D0, que fica em nível 0 ou 1 dependendo da umidade, e um pino de saída analógica (A0), que possibilita monitorar com maior precisão usando uma porta analógica do microcontrolador

            Não seria ótimo se a sua planta pudesse avisar ou se irrigar sozinha quando estiver precisando de água ? Com o sensor de umidade do solo higrômetro e um Arduíno, isso é possível. Montaremos um sistema para irrigar sua planta usando Arduíno, que utiliza poucos componentes para ficar despreocupado com sua “plantinha”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (897.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com