TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE QUALIDADE

Por:   •  17/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.737 Palavras (31 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL E METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA

VEP00013 - CONTROLE DE QUALIDADE I

Luis Paulo da Silva Vitorino

Rhoana Vitória Vieira Pereira

Thales de Melo Silva

MÉTODO PDCA - Teórico e prático

Volta Redonda

2021/ 2° Semestre

Sumário

  1. Introdução

Contextualizar, motivação, problema, objetivo, objetivo específico e conteúdo do trabalho

  1. Resumo do Capítulo 2 - Controle de Qualidade Total

2.1. Exemplo de um estudo de caso - Implementação e continuidade do Ciclo PDCA: Um estudo de caso no setor metal mecânico

  1. Resumo do Capítulo 3 - O ciclo PDCA de controle de processos

3.1 - Funcionamento conjugado dos ciclos PDCA para manter e melhorar

3.2 - Estudo de caso na utilização do ciclo PDCA para melhoria de qualidade e aumento da produtividade em uma multinacional do polo industrial de Manaus

  1. Resumo do Capítulo 4 - As ferramentas analíticas e os ciclos  para manter e melhorar

4.1 Ferramentas Estatísticas

4.2 Sete ferramentas do planejamento administrativo ou ferramentas administrativas da qualidade

4.3 FMEA E FTA

4.4 Utilização das ferramentas estatísticas no Ciclo PDCA para melhorar resultados

  1. Resultados
  2. Conclusão

  1. Introdução

O Controle de Qualidade teve início na década de 1930, com a finalidade de tornar o método mais completo, de modo a garantir uma produtividade com confiabilidade de produtos com ótima qualidade. Ao longo desse período especialistas, consumidores dedicaram-se a adotar procedimentos na realização das tarefas e desenvolvimento dos produtos de modo a proporcionar que o produto final atendesse aos padrões de qualidade determinados pelas populações consumidoras. Dessa forma, para Mendes (2000) o conceito de controle de qualidade é definido como o conjunto de operações (programação, coordenação e execução) com o objetivo de verificar e assegurar que os produtos estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos, sempre através de algum tipo de análise e medição.

A disseminação e pesquisa sobre o controle de qualidade foi constituído por meio de uma organização denominada de Union of Japanese Scientistes and Engineers em 1946, em que abordaram a utilização do Ciclo PDCA para a melhoria da qualidade, o entendimento da variabilidade presente em todos os processos de produção e utilização ferramentas para gerenciamento de processo.

Segundo a definição de Ishikawa, “praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”. Além disso, para que seja possível atingir os objetivos determinados durante o planejamento, todos na empresa (diretores, gerentes, técnicos e operadores)  precisam se unir e se envolver com o objetivo de fornecer uma entrega final de qualidade.

O Ciclo PDCA é um método de melhoria utilizado para confrontar desafios, focado em gerenciar diretrizes, ou seja, é um sistema que auxilia na solução de problemas que são fundamentais para a organização (Aguiar, 2006). Mas já a Gestão pela Qualidade é uma filosofia que une conceitos, métodos e aplicações, promovendo a transformação organizacional, gerando melhoria no desempenho de organizações manufatureiras e na competitividade da qualidade. (Khanna, Laroiya e Sharma; 2010).

Além disso, o Método PDCA de acordo com Sokovic, Pavletic e Pipan (2010), é utilizado com a finalidade de obtenção de resultados recorrentes, de modo que seja parte integrante da cultura organizacional, mas possibilitando ações temporárias ou de curto prazo que visam à eliminação ou reduzir o impacto de um problema, mas também, permitem ações permanentes ou de longo prazo que visam investigar o problema em sua raiz para evitar que ocorra algum resultado indesejado, ou seja, cortar o mal pela raiz.

O ciclo PDCA é uma das ferramentas mais conhecida da Gestão da Qualidade Total (TQM) (FONSECA, 2006), as definições das iniciais do ciclo derivam dos seguintes termos: P (Plan = Planejar), D (Do = Fazer), C (Check = Verificar) e A (Act = Agir) (WERKEMA,1995). Segunda a ótica de Fonseca (2006) para o gerenciamento de processos baseados na TQM deve haver ciclos PDCA para controle, para melhoramento e para o planejamento da qualidade.

Para Werkema (2012) o controle da qualidade dependia muito de fatores humanos e culturais, devendo então apresentar diferenças de um país para outro. Com isso, os métodos foram se adaptando às necessidades e especificidades de cada país que resultaram no Controle de Qualidade Total (TQC – Total Quality Control), que de acordo com Ishikawa, K., apresenta como características a elevação do comprometimento da alta administração da empresa, da dedicação dos especialistas do Lean Seis Sigma ao desenvolvimento dos projetos e a existência de um roteiro detalhado (métodos DMAIC e DMADV) que mostra como integrar as ferramentas analíticas (principalmente, técnicas estatísticas) a uma abordagem global para o alcance das metas.

Baseados nas metodologias apresentadas os objetivos e a solução dos problemas é baseado na utilização de ferramentas aplicadas que possibilitaram a obtenção e construção de conteúdos para melhorar o Controle de Qualidade Total, visando desenvolver e ampliar a qualidade dos produtos e serviços, os lucros recolhidos, a satisfação e uma implantação de metodologias e ferramentas que gerem os melhores resultados possíveis.

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a aplicação prática e teórica do Método PDCA para alcançar resultados concretos na solução de problemas, além de desenvolver estratégias para combater possíveis falhas. Além de apresentar estudos de casos baseados nas diretrizes apresentados no capítulos do livro  "Métodos PDCA e Demaic e Suas Ferramentas Analíticas - Cristina Werkema"

  1. Capítulo 2: Controle da Qualidade Total  (TQC)

O Controle da Qualidade Total – TQC (Total Quality Control) é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade (WERKEMA,2012). Além disso, também é denominado com controle estatístico da qualidade devido a utilização de técnicas estatísticas.

A qualidade é definida por Campos (1992) como “um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”. Mas também determinar cinco componentes ou dimensões para a determinação da Qualidade Total que são a qualidade, custo, entrega, moral e segurança. A qualidade, como primeira dimensão, engloba o produto/serviço e a rotina de modo a determinar a capacidade de promover a satisfação dos clientes. O custo envolve o custo, que resulta do projeto, fabricação e desempenho do produto e o preço é estabelecido pelo mercado em função dos aspectos apresentados aos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com