TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo Magnético / A Importância do Magnetismo

Por:   •  4/7/2020  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

A importância do magnetismo.

O magnetismo é de muita importância para a humanidade, uma delas está no próprio campo magnético da Terra, que tem a capacidade de proteger a Terra, como na forma de um escudo, da corrente de radiação que preenche o sistema solar. Sem esse campo, chamado de magnetosfera, toda vida no planeta fica vulnerável a essas partículas altamente carregadas com energia cósmica, que podem gerar mutações no DNA de dos seres vivos e até mesmo causar o surgimento de doenças, como o câncer.

Existem algumas preocupações a respeito do campo magnético da Terra, uma delas é sua possível inversão. Nos últimos anos ele tem variado numa velocidade muito maior do que variava antes. O polo norte magnético muda constantemente de posição, mas sempre dentro de um determinado limite. Embora a direção dessas mudanças seja imprevisível, a velocidade costumava ser constante. No entanto, nos últimos anos o norte magnético está se movendo em uma velocidade muito maior do que a projetada pelos cientistas.

A mudança está forçando os especialistas em geomagnetismo a atualizarem o Modelo Magnético Mundial, espécie de mapa que descreve o campo magnético no espaço e no tempo. O modelo é importante porque é a base para centenas de tecnologias de navegação modernas. Além da mudança do polo, um pulso eletromagnético detectado sob a América do Sul, no Oceano Atlântico, próximo à costa brasileira, gerou uma mudança logo após a última atualização do modelo. As muitas mudanças imprevistas têm aumentando o número de erros no modelo o tempo todo.

Uma das situações que estão preocupando cientistas do mundo inteiro, é a chamada Anomalia do Atlântico Sul, que é uma região onde o campo magnético tem uma grande aproximação com a superfície da Terra. O resultado é que para uma dada altitude, a intensidade de radiação é mais alta nesta região do que em qualquer outra. As mudanças do campo estão intimamente ligadas às variações do ciclo solar e são manifestações do clima espacial. 

O mecanismo responsável pelas inversões geomagnéticas não é bem compreendido. Alguns cientistas produziram modelos para o núcleo da Terra nos quais o campo magnético é apenas quase estável e os polos podem migrar espontaneamente de uma orientação para outra no decurso de um punhado de milhares de anos. Outros cientistas propõem que o geodínamo primeiro se desliga, ou espontaneamente ou devido a qualquer ação externa como o impacto de um cometa, reiniciando-se de novo com o polo Norte apontando para cima ou para baixo. Quando o Norte reaparece na direção oposta, isso é interpretado como uma inversão, ao passo que o desligar seguido de regresso à mesma direção é chamado de excursão geomagnética.

Satélites começaram a serem criados com o intuito de pesquisarem e trazerem uma resposta para as mudanças no campo magnético. Eles irão detectar minúsculas variações na força do campo, assim como novas áreas onde a polaridade possa estar se revertendo. Os cientistas esperam descobrir o momento em que os polos estarão a ponto da reversão, talvez eles até salvem vidas. A radiação irá se aproximar da terra, conforme a reversão for se aproximando. O que os seres humanos têm que fazer é tentar se adaptar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com