TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Circuito automático, controlador de nível de água

Por:   •  21/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

EMI – Eletrotécnica 3º ano e Mecatrônica 2º ano

Edna Pinto, Isamara Carlos, Lorrany Sousa, Matheus Mota, Matheus Santos, Mikael Thiago Santana e Leonardo Alex Oliveira.

Circuito automático, controlador de nível de água.

Palmas - TO

2014[pic 2]

Edna Pinto, Isamara Carlos, Lorrany Sousa, Matheus Mota, Matheus Santos, Mikael Thiago Santana e Leonardo Alex Oliveira.

Circuito automático, controlador de nível de água.

Projeto de Pesquisa apresentado a GEPIEM para a Feira de Ciências do IFTO – Campus Palmas.

Orientador: Prof. Elcio Precioso.

Palmas – TO

2014[pic 3]


Sumário

INTRODUÇÃO        4

TEMA GERAL DO PROJETO        5

Ciência, tecnologia e desenvolvimento social:        5

TEMA ESPECÍFICO        5

Circuito automático, controlador de nível de água:        5

Acionamento eletrônico de bombas de elevação em reservatórios?        6

TCA 785:        6

PERGUNTA DE PESQUISA ou PROBLEMA DE PESQUISA        7

OBJETIVOS        8

JUSTIFICATIVA        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E WEBGRÁFICAS        10

[pic 4]

INTRODUÇÃO

O projeto a ser apresentado será a elaboração prática de um mecanismo cujo funcionamento é a operação de um circuito integrador, para que se obtenha uma energia sustentável.

Visando uma integração maior entre as matérias técnicas e do núcleo comum do curso, está sendo desenvolvido o presente projeto que tem como objetivo uma integração sinergética entre sustentabilidade, tecnologia e humanidade.

A sustentabilidade acontece através de uma preocupação frente às dificuldades enfrentadas pelos seres humanos na busca por água, redução de energia e economia, além de uma preocupação em se quebrar o tabu de que a tecnologia vem apenas como meio de destruição com a natureza.

TEMA GERAL DO PROJETO

Ciência, tecnologia e desenvolvimento social:

No dia 16 de outubro comemora-se o dia da Ciência e Tecnologia, a fim de se discutir os problemas causados pelos avanços tecnológicos e a atuação do homem como agente causador do crescimento do mundo.  Atrelado ao desenvolvimento social, a ciência e a tecnologia trouxeram grandes benefícios à sociedade, meios de comunicação como a internet, hoje em dia é talvez a maior invenção de todos os tempos, capaz de integrar, educar e socializar as pessoas.

 A sustentabilidade acontece através de uma preocupação frente às dificuldades enfrentadas pelos seres humanos na busca por água, redução de energia e economia, além de uma preocupação em se quebrar o tabu de que a tecnologia vem apenas como meio de destruição com a natureza.

Através dos avanços tecnológicos, a vida torna-se mais prática, mais dinâmica, porém temos os prejuízos para o planeta, que hoje se volta para as questões de sustentabilidade, adaptando cada área às necessidades do homem, mas voltando-se para ações que preservem o meio ambiente, as boas relações humanas, visando um mundo melhor.

TEMA ESPECÍFICO

Circuito automático, controlador de nível de água:

Este aparelho, na verdade tem muitas outras utilidades além de acionar uma bomba de elevação de água quando um reservatório estiver com o nível muito baixo.

Trata-se de um automatismo que aciona uma bomba de água quando um sensor detecta a presença da água (para o caso de se fazer a exaustão) ou a ausência (para se encher um reservatório).

 

Temos então as seguintes possibilidades de aplicação:

a)Num porão ou local inundável ele detecta a presença de água acionando uma bomba de esgotamento durante o tempo que a água estiver presente.

b)Numa caixa d’água ou reservatório, ele aciona uma bomba para encher quando o nível estiver muito baixo, até ser atingido um nível pré-estabelecido ou ainda de forma temporizada, devendo para isso ser conjugado a outros automatismos.

c)Num aquário ele detecta a queda de nível de água em caso de um vazamento, acionando um alarme.

d)Num jardim ele detecta quando a terra está seca, acionando um sistema de irrigação automático.

Acionamento eletrônico de bombas de elevação em reservatórios?

Este aparelho possui muitas utilidades como o acionamento de uma bomba de elevação de água quando um reservatório estiver com o nível muito baixo. Com automatismo pode-se acionar uma bomba de água quando um sensor detecta a presença da água para fazer a exaustão ou também com a ausência de água assim enchendo o reservatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com