TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comercio Eletronico

Trabalho Escolar: O Comercio Eletronico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 6

O COMERCIO ELETRONICO

1- INTRODUÇÃO

Devido A constantes transformações na economia, política e na sociedade, houve uma revolução tecnológica, ou seja a tecnologia de informações que levou a sociedade para outro ritmo. Essa tecnologia avançou ao ponto de tudo se tornar mais fácil.

O comercio já existia, para se fazer compras, vender, alugar, mas tudo era feito de maneira em que o cliente tinha que se deslocar de sua casa para resolver seus problemas, e o empreendedor tinha que se deslocar de sua casa para anunciar e vender seus produtos e serviços. Agora tudo isso praticamente ficou absoleto, pois com uso da internet pode se fazer tudo isso gastando menos tempo, com mais agilidade, e conforto dentro de sua casa por exemplo. Com essa tecnologia o empreendedor pode informar e introduzir no mercado seu produto e serviços.

E não tem sido diferente no setor turístico, que tem gerado muito na economia não só local mas também mundial.

A internet veio para impulsionar o comercio eletrônico, trazendo vantagens, barateando os custos e na maioria das vezes sem precisar da presença de intermediário.

2- O QUE É O COMERCIO ELETRONICO.

O Comercio eletrônico é qualquer forma de transação comercial, envolvendo bens ou serviços, entre pessoas físicas e juridicas, por meio da internet.

3- SURGIMENTO DO COMERCIO ELETRONICO.

A Internet surgiu por uma necessidade bélica no tempo da guerra fria pelos norte americanos, quando para manter comunicação inventaram o Arphanet. Depois da guerra isso deixou de ser secreto e veio para revolucionar o mundo.

A Internet no Brasil teve inicio no ano 1991.Em 1994 a EMBRATEL lançou o acesso on-line, apenas de forma experimental, mas em 1995 deu a liberação de acesso para o setor privado estudar como explorar de forma comercial e quais os benefícios da internet. O Brasil é responsável por 50% de toda a transação de e-commerce na America Latina, e é titular de quase 800.000 domínios “br” e 80.000 “.com”.

O Comercio eletrônico ou e-commerce, surgiu da internet, o e-commerce não está inventando coisas, está apenas aproveitando essas novas tecnologias de informação e de comunicação para realizar vendas e compras de forma mais rápida, segura, barata e com comodidade através de serviços on-line, em qualquer lugar e em qualquer hora basta está conectado em uma internet e receberá em um prazo determinado e endereço que foi informado no ato da compra diferente do modo de comercio “normal” em que se faz necessário está dentro do estabelecimento para realização da compra ou da venda do produto.

4- MODELOS EXISTENTES

O Ecommerce encontra-se dividido nas determinadas categorias:

4.1 B2B – BUSSINES-TO-BUSSINES : É a Negociação Eletrônica entre empresas. Muito comum, é a modalidade que mais movimenta importâncias monetárias. Somente a Petrobrás foi responsável por 45 bilhões de dólares em B2B.

4.2 B2C – BUSSINES-TO-CONSUMERS - Negociação Eletrônica entre empresas e consumidores. Ela representa a virtualização da compra e venda. Somente a Gol Linhas Aéreas movimentou mais de 1bilhão. Pode-se citar exemplos de B2C com o site www.americanas .com, www.submarino.com.br, etc.

4.3 C2B – CONSUMERS-TO-BUSSINES-Negociação Eletrônica entre consumidores e empresas. E o reverso do B2C, também chamado de leilão reverso. Acontece quando consumidores vendem para empresas. Esta modalidade começa a crescer no Mercado eletrônico, pois uma empresa que deseja adquirir um produto, anuncia na rede a intenção de compra. Os consumidores que possui o que a empresa quer, faz a oferta.

4.4 C2C – CONSUMER-TO-CONSUMER- Negociação Eletrônica entre consumidores. Esta modalidade é muito comum, efetua muitas negociações, mas de valores pequenos. O exemplo mais conhecido no Brasil desta modalidade é o site www.mercadolivre.com.br

4.5 G2C- GOVERNMENT TO CITIZEN - G2C: ou literalmente, do governo para Cidadão, é uma relação comercial pela internet entre governo (estadual, federal ou municipal) e consumidores. Por exemplo, o pagamento via Internet de impostos, multas e tarifas públicas.

4.6 G2B - GOVERNMENT TO BUSINESS - G2B: é a relação de negócios pela internet entre governo e empresas. Por exemplo, as compras que são feitas pelo Estado através da internet por meio de pregões, licitações, tomada de preços, etc.

5– EXEMPLOS DE MERCADO

5.1 Catálogos:É o modelo mais simples e comum. suas páginas são personalizadas e possuem outras características que garantem rápida identificação e compra de produtos. Funcionam melhor em mercados de baixa volatilidade de preços.

Ex: Jequiti, Herbalife.

5.2 Leilão eletrônico: É baseado exclusivamente em preço e compreende leilões regulares (um vendedor e diversos compradores) e leilões reversos (um comprador para diversos vendedores). Constitui um instrumento eficiente para determinação do preço de um produto quando estão presentes as seguintes características: itens únicos, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com