TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Computador Na Sala De Aula

Exames: O Computador Na Sala De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

As mudanças provocadas com o advento da tecnologia trazem a tona questionamentos em relação à postura de qualquer profissional e, sobretudo, do profissional da educação diante do seu compromisso frente a seus aprendizes e da sociedade a qual ele pertence, onde não basta conhecer, mas necessita-se diversificar a forma de trabalho e as propostas pedagógicas, que hoje têm ligação direta com o processo tecnológico emergente. Neste sentido, a pretensão deste trabalho é a de investigar e buscar caminhos que transformem a maneira de se apresentar os conteúdos, ligando-os com o computador, buscando diversidade e inovações na sala de aula, promovidas com o uso da tecnologia. Esta iniciativa parte da constatação de que a realidade de grande parte das escolas hoje consiste na sub-utilização dos laboratórios de informática no desempenho das atividades docentes, com elevada taxa de ociosidade dos computadores.

O trabalho conjunto de desenvolvimento de atividades baseadas principalmente em softwares, somado ao contínuo acompanhamento e observação das atividades em sala de aula possibilitaram não apenas verificar a efetividade de propostas baseadas na capacidade intrínseca de manipulação de dados e informações e sua representação gráfica e apresentação, oferecidas pelo computador, mas principalmente pela oferta, ao aluno, de um novo ambiente de aprendizado, marcado principalmente pela interatividade e pela atratividade, e que, ao mesmo tempo, atua no sentido de preparar o futuro cidadão a gerenciar uma tecnologia que encontra-se no cerne de toda a atividade promovida pelas sociedades contemporâneas. Entre as constatações amplamente vantajosas de uma prática metodológica e mesmo pedagógica calcada nos laboratórios de informática, uma importante percepção que se extraiu foi a da grande necessidade de estabelecimento prévio de objetivos e de estratégias de realização destes objetivos, sob risco de desperdício e de ineficácia de todo um processo de preparação e pesquisa realizado pelo professor.

As novas tecnologias informacionais de comunicação, notadamente os computadores e softwares têm transformado de forma radical a vida de nossa sociedade nos últimos anos. No que tange à educação, a discussão sobre o papel das novas tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem é de extremo interesse para se discutir os rumos que a educação vai tomar com sua inserção. Nossa pesquisa visa principalmente analisar que tipo de modificação está acontecendo no processo de trabalho docente com a implantação de novas tecnologias educacionais, bem como novas posturas do profissional perante tais inovações. É de nosso interesse averiguarmos até que ponto as novas tecnologias tem contribuído para o ensino aprendizagem, e também fazermos um estudo minucioso em 03 escolas brasileiras situadas na região de Saitama-ken Japão, com a finalidade de contribuímos com os gestores, coordenadores, professores, alunos e com a comunidade educacional brasileira instaladas no Japão; quanto a importância do uso das novas tecnologias no processo da produção do conhecimento.

Queremos ressaltar que no Japão há 54 escolas brasileiras em pleno funcionamento e autorizadas pelo MEC, com todos os cursos validos no Brasil; segundo se pode observar no anexo nº 06; e deste universo tomamos como amostra apenas 03 escolas isso devido as grandes dificuldades, que teríamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com