TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Em Sala De Aula

Ensaios: Diversidade Em Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONCLUSÃO..............................................................................................................6

REFERÊNCIAS............................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O trabalho em questão abordará o tema Diversidade, um assunto que vem sendo muito discutido na atualidade devido às oportunidades vem sendo apresentadas aos alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial.

Vamos discutir também sobre a forma como o pedagogo, o professor e o aluno interagem com esses alunos que necessitam de cuidados especiais.

2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho do pedagogo faz-se muito necessário quando tratamos da inclusão de alunos que apresentam algum tipo de necessidade especial.

Cabe ao pedagogo auxiliar o professor despertando nos alunos a importância de aceitar o aluno com necessidades especiais e mostrando que o trabalho pode ser realizado coletivamente, ou seja, com a cooperação de todos. O pedagogo também tem de ajudar os alunos a compreender o valor de cada pessoa, mostrar que cada um é especial à sua maneira, com seus próprios valores.

Além disso, o pedagogo tem o compromisso de ajudar o aluno que possui necessidades especiais a socializar-se com os demais, valorizando a participação de todos nas atividades escolares.

A organização do trabalho pedagógico na escola facilita ao aluno envolver-se nas atividades escolares, uma vez que, essa organização trata de assuntos relacionados à atividade que será realizada pelo professor e as formas de inclusão disponibilizadas pela escola.

Há muitos alunos diferentes com necessidades diferentes. A maioria desses alunos sofre preconceito pelos colegas e, muitas vezes, pelos professores também. Podemos citar como exemplo o aluno que sofre preconceito pela forma como fala. Este aluno não deveria sofrer tal preconceito, visto que, cada pessoa tem sua própria maneira de viver e de falar. É importante lembrar isso aos alunos, pois, ninguém pode ser rotulado somente pelo modo como fala, anda ou pensa. Somos pessoas dotadas de habilidades e sentimentos e é necessário que todos entendam o conceito de igualdade.

Uma das maiores dificuldades que o professor encontra em sala de aula quando se trata de aluno com necessidade especial, é a aceitação por parte de outros alunos e até mesmo de outros professores.

Há também a questão do acompanhamento já que em alguns casos, o aluno não consegue seguir o mesmo ritmo de aprendizagem de outros alunos. Mas, é preciso estar atento e mostrar aos alunos que deve haver parceria e igualdade para que juntos possam colaborar uns com os outros e aprender à mesma maneira.

No caso de alunos com dificuldades na fala, é comum escutar piadas e palavras preconceituosas dos alunos. No entanto, é necessário tomar as devidas providencias e mostrar a esses alunos que o preconceito não leva a nada e que esta dificuldade poderia ocorrer com qualquer um e em qualquer família.

E necessário que o aluno que apresenta alguma dificuldade encontre em seu professor o desejo sincero se ajudá-lo, não apenas por obrigação. O professor deve então, estudar o caso deste aluno e, é claro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com