TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Capitalismo Informacional

Por:   •  11/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação CTS-ECE (2020.1) (Valor: 60)                                 Professora: Bruna Muriel

Aluno:                                                                                                      RA:                                                    

A) QUESTÕES FALSO-VERDADEIRAS (Valor: 20)

Instruções: Leia cuidadosamente, uma por uma. Se achar que a questão está certa ou errada, assinale. Se não tem certeza, mas pode arriscar uma opinião provável, responda. A avaliação será feita da seguinte maneira: uma resposta correta acrescenta 2 pontos. Uma resposta incorreta diminui 2 pontos Parênteses em branco não diminuem a nota da avaliação.  

COM BASE NAS IDEIAS DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS NO TEXTO “UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS” (2010) E DE M. CASTELLS EM A SOCIEDADE EM REDE” (1999) ESCREVA F OU V NO PARÊNTESE: 

1) O conceito de Capitalismo Informacional se refere à sociedade que emerge com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial a partir da década de 1970.  (   )

2)Assim como na Revolução Industrial, as mudanças sociais oriundas das TICS podem ser consideradas revolucionárias devido a seu caráter igualitário e democratizante. (     )  

3) A internet integrou as modalidades de comunicação escrita, oral, audiovisual, permitindo que os usuários interajam em tempo real. Modificou, assim, a cultura e a comunicação, em um processo de descontinuidade histórica caracterizado pela aceleração temporal pela compressão espacial. (    )

4) A frase “A mensagem está evoluindo menos que o meio” traz uma crítica aos limites da inovação tecnológica que, muitas vezes, não vem acompanhada de um aperfeiçoamento de seu conteúdo. (   )  

5)  O novo paradigma da ciência deve ser comprometido com o projeto de transformação social cujo horizonte é a igualdade e com a felicidade dos indivíduos. (    )

6) Vivemos em um período de transição paradigmática, no qual o conhecimento científico está sendo substituído pelos conhecimentos religiosos, místicos e pelo senso-comum. (   )  

7) Diferentemente do conhecimento aristotélico ou medieval, que é um conhecimento aplicado e desconfiado da experiência imediata, o conhecimento científico que emerge a partir do século XVI é fundamentalmente filosófico, empírico e especulativo. (  )

8) O Paradigma Dominante da ciência está marcado pela fragmentação disciplinar e por uma visão objetificada da natureza, enquanto o Paradigma Emergente é interdisciplinar e mecanicista. (   )

9) O mecanicismo contribui para a industrialização, ao respaldar uma visão de mundo-máquina, assentada no controle e na transformação da natureza. (   )

10) O Positivismo do século XIX defendia a aplicação dos pressupostos das Ciências Naturais nas C. Sociais, tais como: a redução da complexidade, a quantificação e a separação total entre o sujeito e o objeto. (   )

B) QUESTÕES DE ASSOCIAÇÃO (Valor 20)  

Com base nos capítulos 1 e 2 da obra de Bazzo, associe as duas colunas.

Instruções: Cada uma das questões deve ser associada à alternativa que mais lhe representa. Coloque o número da primeira coluna no espaço em branco da segunda coluna (letrada). O número de questões não equivale ao número de opções: três opções devem ficar em branco. A avaliação será feita da seguinte maneira: uma resposta correta acrescenta 2 pontos; respostas incorretas ou parênteses em branco não diminuem a nota da avaliação.

1. Defensor da superioridade do ser humano em relação à natureza, foi um dos responsáveis pela criação do método científico

(    ) a. Empirismo

2. Movimento de trabalhadores contra as novas tecnologias que causaram desemprego em massa quando incorporadas à indústria inglesa do séc.XIX

(    ) b. Francis Bacon (1561-1626)

3. Corrente de pensamento que defende uma estrutura social que concede vantagens políticas aos profissionais da tecnologia.

(    ) c. Disciplina CTS

4. Ganha força a partir das décadas de 1960 e 1970, enfrentando a ideia de que o conhecimento científico está apartado das outras esferas da sociedade (política, econômica, etc.).

(    ) d. Física Quântica

5.Tipo de conhecimento que se adquire pelos sentidos, através da experiência imediata.

(    ) e. Auguste Comte (1798-1857)

6. Corrente filosófica mais “tecnocatastrofista”, questiona os efeitos negativos da tecnologia na sociedade.

(    ) f. Dualismo.

7. As descobertas na área evidenciaram a interferência do cientista na investigação e desafiaram a crença na existência de uma radical separação entre o sujeito e o objeto.

(    ) g. Bomba atômica

8. Ideia de imparcialidade, universalidade e ausência de valores subjetivos na investigação.

(    ) h. Crítica antipositivista, ligada aos impactos negativos dos avanços tecnológicos (tecnologia bélica, destruição ambiental, etc.)

9. A sua criação teve por objetivo a superação do histórico debate Tecnocatastrofismo X Tecnotimismo

(    ) i. Filosofia Engenheiril

10. A sua criação visou incorporar o pensamento interdisciplinar sobre  o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos centros de pesquisa e Universidades.

(    ) j. Objetividade científica total.

(    ) k.  Ludismo

(    ) l.   Filosofia Humanista

(    ) m. Comitê “humanidade e tecnologia”,  da Associação de Engenheiros Alemães

C) Questão dissertativa (Valor 20)

No texto “Do artifacts have politics”, Winner (1986) afirma que os viadutos de Long Island (NY) formam parte do grupo de artefatos que contém propriedades políticas em si. Qual a diferença entre esse grupo de artefatos e aquele outro grupo de “coisas” mais neutras em sua forma, como a televisão ou o rádio, que podem contribuir tanto para uma política mais democrática quanto para uma política mais centralizadora?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com