TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Capeamento no Ensaio de Compressão Simples do Concreto

Por:   •  12/9/2017  •  Monografia  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 17

Análise da Influência do Capeamento no Ensaio de Compressão Simples do Concreto

Aline Caroline Paes[1]

Julio Cesar Filla2

RESUMO

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil no Brasil e são avaliados em função de sua resistência à compressão. Para obter esta informação, são moldados corpos-de-prova cilíndricos, que são submetidos ao ensaio de compressão axial. Este ensaio é passível de grande dispersão de resultados, que pode estar relacionada a variáveis inerentes à geometria, dimensões e grau de compactação do corpo-de-prova, como também, a planicidade, paralelismo e perpendicularidade das bases em relação ao eixo do corpo-de-prova. Existem muitos estudos abordando a influência da geometria e dimensões do corpo-de-prova, porém pouco se sabe sobre a ação da regularidade das bases e os métodos de regularização que podem minimizar esta interferência. É comum serem utilizados para a regularização das bases dos corpos de prova, técnicas e materiais como: capeamentos colados e não colados e sistemas de desgaste mecânico. Atualmente, os capeamentos mais utilizados são os com enxofre, neoprene e o desbaste das faces. O presente trabalho avalia, através de experimentos as influências do método de regularização das faces dos corpos-de-prova de concreto com resistência à compressão média de 20 MPa à idade de 28 dias, de acordo com o tamanho do corpo-de-prova, além de estudar a relação entre o desempenho do capeamento em situações lubricadas.

Palavras-chave: Concreto. Capeamento. Ensaio de compressão. Retífica. Pasta de gesso. Compensado de madeira. Enxofre. Neoprene.

ABSTRACT

Concrete is one of the most used materials in construction in Brazil and are evaluated in terms of its resistance to compression. For this information, they are shaped cylindrical bodies of the test piece, which are subjected to axial compression test. This assay is amenable to large dispersion of results which can be related to variables inherent in the geometry, dimensions and degree of compression of the body-specimens, as well as, the flatness, parallelism and perpendicularity of the bases to the axis of the body- the test piece. There are many studies addressing the influence of geometry and dimensions of the body of the test piece, but little is known about the action of regularity of bases and regularization methods that can minimize this interference. It is common use for the settlement of the foundations of the specimens, techniques and materials such as copings bonded and unbonded and mechanical wear systems. Currently, the most widely used copings are sulfur, neoprene and thinning of the faces. This study evaluates, through experiments the influence of the regularization method of the faces of the concrete bodies of the test piece with a mean resistance to compression of 20 MPa at the age of 28 days, according to the body size of the test piece, in addition to studying the relationship between the performance of capping in lubricated conditions.

Key words: Concrete. Capping . Compression Test . Grinding. Gypsum slurry. Plywood. Sulfur. Neoprene.

 1 INTRODUÇÃO

O concreto é um material composto de cimento, agregados graúdos e miúdos, aditivos e água, que possui tanto importância econômica, quanto tecnológica para a construção civil. Os primeiros registros de sua utilização se dão a milhares de anos, pelos egípcios e sérvios, segundo GUIMARÃES (1997) e CARVALHO (2008).

 Posteriormente, esse conhecimento foi difundido pelo Oriente, chegando à Grécia e Roma, onde até hoje existem monumentos construídos a partir de uma massa obtida pela hidratação de cinzas vulcânicas e cal. Segundo CARVALHO (2008), devido à sua mentalidade pragmática e receptiva a novas ideias, os romanos copiavam e aprimoravam técnicas e costumes praticados pelos povos que conquistavam. Isto levou o Império Romano a desenvolver uma poderosa indústria da construção, proporcionando às suas cidades às suas cidades infraestrutura adequada, armazéns, aquedutos, portos, circos, moradias templos e estradas de acesso a Roma. Para isto, foi elaborada uma mistura que continha uma espécie de cimento derivado das cinzas vulcânicas ligado a pedras. A essa mistura foi dado o nome de concretus, conhecido atualmente como concreto romano.

O cimento de cinza vulcânica foi sendo estudado e adaptado até chegar ao cimento Portland, no século XIX. Segundo BATTAGIN (2004), a fabricação do cimento Portland no Brasil teve início em 1888, quando a primeira usina foi instalada em Sorocaba-SP. Porém, o marco da implantação da indústria brasileira de cimento foi em 1924, quando a Companhia Brasileira de Cimento Portland implantou uma fábrica na cidade de Perus, em São Paulo. A partir da redescoberta e industrialização do cimento, o produto passou a ser utilizado em argamassas e peças de concreto simples, como conhecemos hoje.

O concreto é a solução estrutural mais utilizada no Brasil devido à sua versatilidade, durabilidade e desempenho, permitindo a adoção de formas criativas e a realização de obras inovadoras. Utilizando os mesmos insumos, porém em dosagens diferentes, podem ser produzidos diversos tipos deste material, com características diferentes. Uma peça pode ser submetida a vários tipos de solicitação, como tração, flexão, torção e cisalhamento, porém destaca-se a sua capacidade de resistência à compressão, que é o principal parâmetro de classificação, qualidade e dimensionamento.

Uma das informações mais importantes sobre este material é a sua resistência característica à compressão (Fck). Segundo ISAIA et alii. (2011), para a determinação desta característica, costumam ser empregados dois métodos: os ensaios destrutivos e os não destrutivos. Em função da praticidade, baixo custo e rapidez de obtenção de resultados, os ensaios destrutivos são mais utilizados na verificação de tal propriedade. Os ensaios não destrutivos são mais aplicados para a investigação de estruturas já acabadas, sem sinais de comprometimento dos elementos estruturais. Costumam ser mais complexos, utilizando aparelhos mais sofisticados e mão-de-obra qualificada.

De acordo com BARBOSA et alii. (2009), o ensaio mais consagrado para avaliação do desempenho mecânico do concreto trata-se de um ensaio destrutivo, determinado na NBR 5739/2015 – ensaio de resistência à compressão. Este parâmetro é obtido por meio de ensaios de compressão axial de corpos-de-prova moldados especificamente para esta finalidade e deve ser seguido rigorosamente, porém, podem ocorrer falhas na preparação dos corpos-de-prova ou na realização do ensaio, que induzam a distorções nos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (874.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com