TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto de Alto Desempenho

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.770 Palavras (20 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

Campus Assis

ABNER BATISTA- RA: B83AFG-3 TURMA: EC5Q46

AMANDA WLASIUK – RA: B77958-6 TURMA: EC5P46

GABRIELA MENDES – RA: B58GAJ-3 TURMA: EC5P46

ISABELA CHRISTONI – RA: B59239-7 TURMA: EC5Q46

MAURI CESAR DE MELO JÚNIOR – RA: B800JF-0 TURMA: EC5P46

RITA AKEMY ITO -  RA: B93431-0 TURMA: EC4P46

CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO

Curso: Materiais de Construção Civil

Professor Rafael Costa

1º/2015

  1. INTRODUÇÃO

O crescente avanço tecnológico na construção civil para promover o aumento de qualidade dos materiais de construção em geral, permitiu o desenvolvimento de um dos materiais mais utilizados nessa área, o concreto.  Notou-se uma necessidade de melhoria no que diz respeito a sua resistência mecânica e sua durabilidade.  Após várias pesquisas, chegou-se a um material chamado de Concreto de Alto Desempenho (CAD), que possui alta resistência mecânica, maior durabilidade, trabalhabilidade e resistência aos agentes agressivos, proporcionando uma diminuição nas despesas em relação a manutenção e reparos.  Os estudos dos aditivos químicos permitiram pesquisas de materiais pozolânicos que, combinados, resultaram num aperfeiçoamento do concreto.

O CAD foi desenvolvido em 1950 na Noruega, e começou a ser utilizado no Brasil em torno de vinte anos atrás, conhecido primeiramente como concreto de alta resistência, devido a sua resistência a compressão, característica essa que, durante muito tempo, se fez parecer superior a outras de igual importância, como a durabilidade e compacidade, até que a nova definição se tornasse oficial no meio técnico.

Atualmente, pode-se atingir um concreto com fck em torno de 100 MPa para serem utilizados em obras comuns, pois superam em diversos aspectos o concreto normal, principalmente em sua durabilidade. No entanto, no Brasil, o CAD geralmente é utilizado em pilares de edificações, em pontes e obras de arte especiais, peças pré-fabricadas, pisos e pavimentos ou em recuperações estruturais entre outras.

 Este trabalho abordará o concreto de alto desempenho em vários aspectos, entre eles sua composição, suas características principais, propriedades, aplicações e vantagens.

  1. DEFINIÇÃO

Segundo Pierre-Claude Aiticin, autor do livro High-Performance Concrete (1998), o concreto que era conhecido como concreto de alta resistência no final dos anos 70, hoje é chamado de concreto de alto desempenho, já que foi descoberto que suas propriedades são mais amplas do que simplesmente concretos com resistência superior, tal concreto possui desempenho superior em atributos como durabilidade e resistência à abrasão. Ainda, para o mesmo autor, um concreto de alto desempenho é essencialmente um concreto tendo uma relação água/ aglomerante baixa, cerca de 0,40, sendo esse o valor sugerido como fronteira entre concretos usuais e concreto de alto desempenho.

De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCO, 1996), o concreto de elevado desempenho é um concreto com propriedade superior àqueles concretos tradicionais, sobretudo quanto á durabilidade e à resistência. Considera ainda:

- Concreto tradicional: 15 a 35 MPa

- Concreto de alto desempenho: > 35 MPa.

  1. COMPOSIÇÃO

Os materiais utilizados na composição do CAD são basicamente os mesmos do concreto convencional. Entretanto, os concretos de alto desempenho requerem materiais de boa procedência e alta qualidade. São utilizados Cimento Portland, agregados miúdos e graúdos, água potável, aditivos plastificantes redutores de água e, eventualmente, adições de sílica ativa e aditivos superplastificantes.

[pic 1]

3.1 CIMENTO PORTLAND

Os tipos de cimento Portland atualmente produzidos no Brasil são o cimento Portland comum, cimento Portland comum com adições, cimento Portland de alto forno, cimento Portland composto, cimento Portland pozolânico e cimento Portland de alta resistência inicial. Dentre dessas categoriais, ainda são produzidos os cimentos resistentes ao sulfato. Ainda não foi estabelecido um critério específico para o tipo de cimento mais adequado para a produção do CAD.

Em geral, são utilizados cimentos Portland de hidratação rápida e com menores teores de pozolana ou escória, mas essas adições aumentam a durabilidade do concreto em ambientes agressivos onde há altos teores de sulfatos e cloretos. A tabela a seguir mostra os cimentos fabricados no Brasil mais indicados a produção do CAD.

Cimento

Classe de Resistência

Norma

C.P I e I.S

40

NBR 5232

C.P II.E

40

NBR 11578

CP V

ARI

NBR 5733

3.2 AGREGADOS

A qualificação para o uso de agregados no CAD baseia-se nos requisitos mínimos de utilização de agregados em concreto convencional estabelecidos nas normas atuais (NBR 7211, NBR 12654). Além das exigências mínimas estabelecidas em normas, há outros aspectos a serem considerados para a produção o concreto de alto desempenho, como um controle mais rigoroso da qualidade do agregado com relação à granulometria e ao tamanho máximo, pois à medida que a resistência do concreto aumenta os agregados podem sofrer ruptura sob alta tensão.

É necessária uma seleção de agregados, principalmente os graúdos, suficientemente resistentes, caso contrário podem se tornar o elo mais fraco do concreto, pois são os agregados que limitam a resistência à compressão, sendo o módulo de elasticidade (E) dependente, quase exclusivamente, do tipo de agregado utilizado na produção.

3.2.1 AGREGADOS GRAÚDOS

Os agregados graúdos devem apresentar elevada resistência à compressão, baixo índice de abrasão Los Angeles, baixo teor de materiais friáveis e boa aderência à pasta de cimento. As maiores resistências são obtidas com basaltos e diabásios. Os agregados devem ser são e não reativos com os álcalis do cimento, apresentando grãos com dimensão máxima característica de 25 mm, o que reduz os efeitos negativos da zona de transição pasta/agregado e propicia concretos de resistência mais elevada. São recomendadas as britas de grãos próximos a uma esfera, mas com boa rugosidade superficial para proporcionar uma boa aderência. Seixos rolados e pedregulhos em geral não propiciam concretos com resistência à compressão maior que 50 MPa. É preferível utilizar agregados graúdos de pequena dimensão. Quanto mais alta for a resistência à compressão pretendida, menor deve ser o tamanho máximo do agregado graúdo. Concretos com resistência de mais de 125 Mpa têm sido produzidos com agregados graúdos de tamanho máximo de 10mm a 14mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (625.5 Kb)   docx (417.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com